Goioerê, sábado, 27 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

03/06/2023

6 hábitos de cuidados com a pele para evitar e reduzir manchas

6 hábitos de cuidados com a pele para evitar e reduzir manchas

Além do uso diário do protetor solar, ficar atento com a alimentação, hidratação e, também, níveis de estresse, são alguns dos aliados para evitar o surgimento de manchas e melasma, afirma especialista

As manchas de pele podem surgir por vários motivos. Exposição solar, lesões de acne, questões hormonais ou alergias são algumas das razões. Por isso, é importante manter uma rotina de cuidados para preveni-las, ou amenizá-las, caso já tenham surgido.

Segundo Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA, uma das manchas mais comuns é o melasma, que é uma hiperpigmentação da pele resultante da exposição solar e, também, de outros fatores, como predisposição genética, quantidade de melanina e níveis de vitaminas.

“Muitas pessoas acham que, depois que as manchas surgem, não há mais volta. Mas isso não é verdade. Além de ser possível tratar o melasma com dermocosméticos, alguns hábitos bem simples também podem ser inseridos na rotina diária para manter a pele saudável e diminuir as manchas”, ressalta o especialista.

Confira a seguir as dicas do farmacêutico:

Aplique protetor solar todos os dias

Uma das principais etapas da rotina de skincare é o uso diário de protetores solares, mesmo no frio. Além de proteger de queimaduras e vermelhidão, também atuam na proteção contra outros malefícios que a radiação solar pode oferecer para nosso corpo, como o câncer de pele, melasma, manchas escuras, danos ao DNA, diminuição da imunidade cutânea, degradação do colágeno.

Invista em tratamentos uniformizadores

Existem diversos produtos uniformizadores no mercado de dermocosméticos, como os antioxidantes. Um dos mais queridos entre os amantes do skincare é a vitamina C.

Tenha uma dieta rica em antioxidantes de fonte vegetal

Uma dieta rica em antioxidantes de fonte vegetal é importante para a saúde da pele e bem-estar geral. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres no corpo, prevenindo o surgimento de manchas escuras. Alimentos como frutas, verduras, grãos integrais e nozes são fontes abundantes de antioxidantes, além de fornecerem vitaminas, minerais e fibras importantes para a pele.

Tome cuidado com o sol, mesmo na sombra

As radiações solares atingem nossa pele, mesmo sob a sombra, ultrapassando tecidos, folhagem ou outras precauções, refletindo até mesmo superfícies naturais. Ou seja, mesmo sob sombras, recebemos até 50% de toda radiação ultravioleta (UVA, UVB e UVC) emitida pela luz solar. Lembre-se de proteger a pele mesmo em ambientes fechados em que o sol não bate diretamente.

Mantenha a pele hidratada e protegida

As peles com fototipos mais altos tendem a manchar sempre que são agredidas, feridas ou machucadas. Então, por menor que seja a irritação causada por qualquer motivo na sua pele, hidrate-a abundantemente. Isso evita um tipo de mancha muito comum, conhecida como hiperpigmentação pós-inflamatória.

Tenha uma rota de fuga para momentos de estresse

O excesso de estresse pode desencadear uma série de problemas de saúde, inclusive, uma piora no quadro de melasma. Por isso, por mais corrida e estressante que seja a sua rotina, tente sempre incluir no dia alguma atividade relaxante, como ioga, meditação, ou algum hobby que te agrade, como ler, ver séries, ouvir música ou sair com amigos.

“Para incluir esses hábitos na rotina são necessários apenas alguns ajustes diários, mas que irão fazer toda a diferença na saúde da sua pele. Além disso, são hábitos que também contribuem para a saúde do corpo e da mente como um todo, ou seja, mais um motivo para ficar atento a eles”, ressalta Maurizio.

 

CLIQUE NO BANNER PARA LIMPAR SEU NOME

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | REVISTA MARIE CLAIRE

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal