Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
23/11/2019

Pecado é coletivo? - Pr. Pedro R. Artigas

Pecado é coletivo? - Pr. Pedro R. Artigas

Pecado é coletivo?

Pr. Pedro R. Artigas

 

Será que podemos afirmar que o pecado é coletivo mesmo quando é praticado por uma só  pessoa? Hoje em dia infelizmente é quase tabu falar em pecado. A sociedade se tornou hedonista, e então nada mais é considerado pecado. Há alguns anos havia uma música que afirmava que não havia pecado ao sul do equador do compositor Chico Buarque, e que infelizmente se tornou verdadeira a letra musical.

 Hoje as igrejas pouco falam do pecado temendo que seus frequentadores à abandonem por terem que rever seus conceitos e práticas de vida. Mas quando lemos o texto bíblico encontramos que o pecado é presente em nossas vidas. O salmista Rei Davi em um de seus poemas afirma que em pecado foi gerado. Quando Deus tem que tirar Adão e Eva do Paraiso Ele o faz por terem exatamente pecado pela desobediência ao comerem do fruto da árvore do bem e do mal.

O Evangelista João no capítulo 8 de seu livro nos relata a história da mulher que tendo sido pegada em adultério é levada até Jesus pelos fariseus que procurando um motivo para entregá-lo e prendê-lo, buscam uma resposta para a questão, se eles deveriam ou não apedrejá-la pelo adultério. O interessante é que a lei no livro de Deuteronômio capítulo 22, versículo 22 diz: “Quando um homem for achado deitado com mulher que tenha marido, então ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher, e a mulher; assim tirarás o mal de Israel”. Mas os fariseus não levam o homem, somente a mulher.

Mas o pecado não foi cometido pelos dois? A lei não dizia que ambos deveriam sofrer a penalidade? Por que então levar somente a mulher? Porque na verdade eles não estavam interessados no pecado cometido, mas na resposta que Jesus daria para o caso. Gostariam de poder culpar a Jesus pelo assassinato da mulher, que eles apedrejariam, ou que se Jesus a inocentasse eles também o teriam motivos para entregá-lo as autoridades do Templo. A resposta de Jesus então os deixa perplexos, pois Jesus os chama à razão, “aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra, e eles começando pelos mais velhos vão embora, pois tinham seus pecados não confessados, mas queriam fazer sua própria lei.

Hoje infelizmente agimos da mesma maneira que os fariseus daquele tempo, também nós procuramos distrair ou mudar a direção de nossos atos pecaminosos chamando a atenção para os outros, tirando de sobre nós os olhos pelo ato cometido. E quando chamados a razão agimos da mesma forma que eles, vamos nos retirando devagar para não chamar a atenção, e deixamos o local do pecado.

A palavra final de Jesus é de suma importância, pois ele levantando os olhos pergunta à mulher onde estão seus acusadores, eles não te condenaram? Tampouco eu te condeno, vais e não peques mais. Esse comportamento ainda hoje deve ser repetido por nós. Ao invés de acusar devemos buscar o perdão e perdoar quem nos ofendeu, acaso não recitamos isso quando oramos o Pai Nosso? “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, versículo 12 do capítulo 6 de Mateus, e nos versículos 14 e 15: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.

Ora se exercermos o perdão como o requeremos do Pai para nós, teremos muito mais alegria em nossas vidas. O ato do perdão não é para a pessoa que estamos perdoando, mas para em primeiro lugar nós mesmos, pois ao perdoarmos tiramos de cima de nós uma grande carga de desalento, mágoa, ira e uma infinidade de doenças que nos maltratam o corpo e a alma.

Então podemos afirmar que não existe pecado solitário, mas, que existe mágoa e ira solitária. O pecado é na verdade coletivo, pois peca-se sempre com outro ou outros, mas a carga referente ao pecado é infelizmente só nossa, pense nisso ao ser tentado pelo amigo, companheiro que quem irá sofrer pelo ato cometido é só você, ninguém mais. O tormento será sempre só seu, como o perdão será também só seu. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas | Igreja Metodista

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal