Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
12/08/2020

Segundo estudo, mulheres têm menos chance de desenvolver a forma grave do Coronavírus

Segundo estudo, mulheres têm menos chance de desenvolver a forma grave do Coronavírus

Estudo realizado pela universidade King’s College London, em Londres, Inglaterra, afirma que mulheres que tomam pílula anticoncepcional têm menos chances de desenvolver a forma grave do novo coronavírus (Covid-19). Segundo os cientistas, o estrogênio desempenha um papel fundamental na proteção contra o vírus, inclusive, esse seria o motivo pelo qual várias pesquisas afirmam que os homens são mais afetados pela doença.

A iniciativa mostrou que as mulheres que consumiam pílula anticoncepcional oral combinada tinham, em média, um risco 13% menor de desenvolver sintomas graves da Covid-19, de acordo com informações publicadas no jornal britânico The Telegraph. 

O estrogênio é o hormônio sexual mais conhecido em mulheres, fortalece o ciclo menstrual e o desenvolvimento de características sexuais secundárias (desenvolvimento das mamas, crescimento dos pêlos pubianos) a partir da puberdade. Mas isso não é tudo: o estrogênio também tem muitas outras funções, desde a saúde óssea até a função cognitiva e mais.

São dois os tipos de estrogênio usados nas pílulas de anticoncepcionais: o etinilestradiol é um estrogênio sintético e o valerato de estradiol é natural. 

A hipótese levantada pelos pesquisadores é que o hormônio feminino estrogênio estimula uma resposta imunológica no combate ao novo vírus. Com isso, há um aumento nas células imunes e a paciente responde melhor à infecção ocasionada pela Covid-19.

Os cientistas concluíram no estudo que mulheres que tomam anticoncepcionais são mais resistentes ao vírus. Esse hormônio também é mais abundante nas mulheres antes da menopausa.

 

Fonte: Rafael da Silva Favarão | PFARMA

Escreve sobre

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal