Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
25/08/2020

Tangsudo - Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Tangsudo - Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos

Tangsudo

Tangsudo ou Tang Soo Dô, como é mais conhecido, é uma arte marcial coreana tradicional, focalizada em disciplina e na prática de padrões e seqüências de auto-defesa. Hwang Kee, seu fundador, afirmou ter criado esta arte a partir de textos antigos sobre subak (uma arte marcial coreana mais velha) enquanto vivia e treinava com um mestre chinês na Manchúria na década de 1930. Pode ter sido influenciada pelo karate japonês e o wushu chinês. Em alguns aspectos, o tangsudo é semelhante ao karate e taekwondo, com a diferença de colocar ênfase muito pequena em competições esportivas e manobras espalhafatosas.

A história do tangsudo

O termo "tangsudo" pode ser lido como "o caminho da mãos chinesa". Na península coreana várias escolas de artes marciais (kwan)foram proibidas pelos invasores japoneses durante 35 anos (1910-1945), e eles saíram da clandestinidade no fim da Segunda Guerra Mundial, já que qualquer manifestação da cultura coreana era proibida. Na Coréia moderna, a primeira escola a atingir notoriedade foi o Chung Do Kwan, fundado em 1944 pelo MestreWon Kuk Lee. 

Em conseqüência da liberação de nação coreana, outras quatro escolas foram abertas: Moo Duk Kwan, Song Moo Kwan, Chi Do Kwan, e Chang Moo Kwan. 

Outro educa ( "kwan") foram adicionados à lista depois do fim da guerra civil entre norte e o sul (1950-1953). Em dezembro de 1955, com a aprovação do presidente da República de Coreia do Sul, Syng Man Rhee, uma reunião dos fundadores das escolas principais foi chamada. A intenção desta reunião era unificar as escolas diferentes sob um mesmo nome e torná-la a arte marcial nacional. O nome deve ser relacionado nem com China, nem com mãos ("tangsu"="mãos chinesas" e seua pronunciação japonesa é "karate").

Entre muitos nomes já postulados há "Taekwondo", proposto por um General nomeou Choi Hong Hi. Em 1961 o "Associação coreana de Taesudo" levanta. O Moo Duk Kwan de Hwang Ki e Ji Do Kwan de Byong Yun Kwei permaneceram fiéis à tradição e não aderiram à unificação. A nova organização desmembrou a herança técnica dos kwans em 1962. O combate esportivo com o uso de pulos, chutes e punhos formaram taesudo em resumo; as técnicas de defesa pessoal com o uso de alavancas e lances (segurando) tornou-se "hapkido". Por outro lado, as técnicas de "neikung" (trabalho interno), que controla respirando, energia (Ki) e a concentração mental, não tornou-se muito notável. Em 1964 a organização mudou seu nome mais uma vez em "Associação coreana de Taekwondo". Esse nome permanece final.

Em 1966, "Federação Internacional de Taekwondo" nasce. Seu objetivo era espalhar para fora a disciplina de recém-nascido no descanso do mundo. Seu fundador é o general coreano Choi. Em 1971 Taekwondo torna-se atletismo nacional de Coréia do Sul para decreto presidencial do Park Chung Hee de presidente. Em 1973, "Federação Mundial de Taekwondo" nasce, presidido por o Dr Un Yong Kim. Foi fundado em oposição ao ITF. O ITF, depois de uma série de mudanças ininterruptas, terá o apoio da Coreia do Norte. Entretanto, o WTF de Dr Kim alcança os Jogos Olímpicos: Seoul 1988, Barcelona 1992. Então, é um atletismo Olímpico oficial e arte não mais marcial. As escolas, que eram fiel a tangsudo têm que escolher a estratégia da emigração, por instalar os exterior de Coréia, em América, Europa, áfrica do sul, etc, manter vivo e inalterado a mensagem do antigo, homens sábios de Oriente.

Técnicas de combate no tangsudo

Posturas

Há muitas posturas no tangsudo. Alguns são básicos, por exemplo "a postura de preparação"; os outros requerem mais equilíbrio, tal como "a postura em um pé" ou "a postura de o guindaste".

Técnicas básicas

As técnicas básicas são simples. Os estudantes aprendem todas as técnicas básicas (as defesas, os golpes, os golpes de pé). No "dojang" (escolas do tangsudo, ou local de treino), a "arte" é enfatizada, não somente o combate. As técnicas da mão envolvem entre outros, uma variedade das técnicas de punho e de "faca da mão". Cada um deles tem uma forma e uma aplicação corretas, e são usados para bloquear e atacar. O tangsudo é a arte martial que coloca muita ênfase em técnicas de pés e em flexibilidade, porém não tanto como o Tae Kwon Do. Eles também são usados para tanto bloquear como atacar.

Treinamento de tangsudo

No método tradicional, o estudante deve aprender os fundamentos antes de tudo, mais tarde pratica o combate de um passo e o combate de três passos. O combate de um passo ensina como concentrar, mas o combate de três passos ensina como avançar e recuar, assim como como usar a melhor distância. Juntos, dão a confiança que o estudante necessita para bloquear e atacar com sucesso no combate livre.

Treinamento mental

Os mestres dão grante impotância aos Princípios e Credo de Tangsudo; os estudantes aprendem disciplina e respeito. A autoconfiança, a concentração e o controle também são sublinhados, porque são aspectos importantes da vida diária.

Prática das bases (kibon)

Os estudantes praticam as técnicas básicas em posições estáticas, avançando ou recuando. Isto ajuda a compreender a dinâmica de um movimento e isto refina a técnica pela repetição. As bases ensinam o estudante o bom equilíbrio e a boa postura.

Formas (hyung)

As formas são as sequências predeterminadas das técnicas básicas. Algumas das formas no tangsudo são derivadas dos vários estilos de artes marciais chinesas, enquanto que outras são versões de kata (forma) de karatê. Os hyungs mostram a aplicação de todas as técnicas básicas numa variedade de situações. A forma é considerada como se o executor da forma defende-se contra muitos inimigos. Os hyung são os modelos regulados de técnicas que os estudantes praticam em todos os níveis. O estudo das formas aumenta as capacidades da compreensão e memorização. As formas moldam técnicas básicas e ensinam a estratégia, as tácticas, a sincronização e o equilíbrio. Conforme o progresso do estudante, os hyong tornam-se mais complexos e desafiadores. As formas são uma parte do treinamento do tangsudo e podem ser praticadas quase em qualquer lugar.

Combate (daeryeon)

O combate dá a possibilidade usar livremente todas as técnicas de encontro a um ou diverso oponente. O autocontrolo é importante. O momento correcto, a posição e os métodos adequados de começar através das defesas de um oponente também são praticados. Embora os capacetes enchidos, as luvas e as botas sejam disponíveis a regra evitar o contacto é respeitado.

Combate de um passo (hanbon-daeryeon)

Este exercício deixa praticar as técnicas de auto-defesa contra um ataque sabido numa maneira controlada. O objetivo é o desenvolvimento de respostas automáticas a certa situação. Permitem aprender distância correta e sincronização, que são dois fatores cruciais num combate real. Isto é uma maneira de praticar que é muito controlada, segura, e sem contato.

Combate livre (jayu-daeryeon)

O combate livre permite praticar as técnicas contra o outro num ambiente controlado. O objetivo é praticar defender se numa situação desconhecida. A segurança é realçada em todas vezes. Na aproximação tradicional, a necessidade de estudante não golpe um saco pesado para aumentar o poder dos seus golpes e para preparar-se para combate livre. Isso é porque os estudantes praticam controle, não contato. Os estudantes param seus golpes perto de o alvo. Então, se num combate real que eles decidem bater no alvo, eles podem fazê-lo facilmente.

De acordo com a teoria tradicional, se o estudante faz contacto constantemente, será difícil controlar as suas técnicas quando necessita. Mas se pratica sempre o controlo, pode facilmente escolher golpear quando necessita. Se o estudante faz constantement contacto durante o combate livre, sua mente tornar-se-á selvagem. Mas se o estudante pratica o combate controlado, sua mente tornar-se-á mais controlada. Ambos os estados de mente podem espalhar sobre sua vida fora da classe. Porque o contacto cheio é proibido, os estudantes não têm nenhuma necessidade usar almofadas protetoras resistentes. A utilização das luvas de boxe e os protectores almofadas de pé indu-los golpear fortemente. E quando golpeiam levando este tipo da almofada, não sentem se a sua técnica é correcta. Para evitar este problema, os mestres tradicionais devem optar para as almofadas leves nos punhos e nos peitos do pé. Bastam prevenir ferida quando o contato acidentalmente ocorre.

De acordo com a aproximação moderna, o combate livre assemelha-se ao combate no kick-boxing. Os estudantes usam luvas de boxe, protetores dos pés, e protetores da cabeça.

Se o combate livre for orientados para a competicão ou o combate na rua, o estudante deve fazer um grande esforço melhorar sua resistência. É uma razão que o estudante necessita ter boas fundações e boas qualificações de combate de um passo e três passos; desenvolvem a resistência do estudante. Não acontecerá imediatamente; toma geralmente dois ou três meses para construir a resistência. A importante parte é respiração adequada. O estudante deve respirar à justo tempo quando golpeia e bloqueia. Se o estudante para sua respiração quando faz uma técnica, pode ainda fazer a técnica, mas tornar-se-á gradualmente cansado como o tempo passa. Finalmente perderá a sua capacidade de continuar. Por outro lado, cada vez que inala e exala correctamente, estende a quantidade de tempos quando pode continuar a combater.

Treinamento de auto-defesa (hosinsul)

Esta actividade ensina um estudante como defender-se contra agarramentos, contra preensões e contra chaves (fechamentos). Contem também como tratar das situações onde é necessário defender-se sem estar a causar prejuízos permanentes ao atacante e o uso de pontos de pressão. O jayu-daeryeon é perfeito para melhorar a capacidade de auto-defesa. O estudante pode combinar todas as técnicas: os golpes de pé, os golpes de punho, os golpes ao pé, e as inversões, as desmontes, e derrotas.

Quebrar das tábuas (kyokpa)

Quebrar das tábuas é uma atividade favorita de muitos estudantes e espectadores. Quebrar mostra o nível das técnicas dos estudantes e ajuda compreender qual efeito suas técnicas ter num alvo. É usado durante provas promocionais e segurança é sublinhada em todas vezes. Esta atividade ensina concentrar, focalizar a mente e concentrar corretamente na técnica. Isto também ajuda os estudantes passar suas barreiras mentais, e melhora sua confiança.

 

Fonte: Sensei Jerimoto Gaspar dos Santos | Mundo das artes marciais

Escreve sobre

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal