Goioerê, terça-feira, 1º de dezembro de 2020 ESCOLHA SUA CIDADE
10/10/2020

Visão do Poder  e da Glória de Deus - Pr. Pedro R. Artigas

Visão do Poder  e da Glória de Deus - Pr. Pedro R. Artigas

Visão do Poder  e da Glória de Deus

Pr. Pedro R. Artigas

Como poderíamos descrever a Glória de Deus em nossas vidas?

Quando lemos a Bíblia, vemos que os escritores procuraram de uma ou de outra maneira retratar a Glória de Deus de maneira que pudéssemos não só vê-la, mas senti-la e até entende-la.

O salmo 68 nos fala a este respeito, Davi para vivenciar esta Glória, enumera alguns fatos acontecidos com o próprio povo, e ressalta toda a Magnificência e Poder absoluto de Deus. Será que temos nós hoje a mesma condição de também vivenciar esta Glória e este Poder?

Davi neste salmo nos fala através de imagens dramáticas, tais como "Deus é aquele que cavalga sobre as nuvens", ou ainda “Pai dos órfãos e das viúvas", ou o poder de Deus é como fogo diante do qual o poder dos iníquos derrete como cera, a terra treme e os céus gotejam em reação à presença de Deus. E hoje como proclamamos esta Glória, quais seriam as palavras que usaríamos para retratar todo este poder?

Este salmo foi escrito somente para exaltar a Glória de Deus, temos aqui alguns dos mais relevantes feitos de Deus para o povo. No versículo 4, uma demonstração do poder, conta-nos os feitos de Deus durante o período no deserto do povo de Israel, e dá como isto foi visto e sentido pelo salmista: “cantem a Deus, cantem louvores ao seu nome; exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens. Senhor é o seu nome; exultem diante dele”.

No versículo 6, Davi entoa que o solitário viva em família, ou melhor numa casa com amor, onde possa viver em prosperidade, e mostra também em comparação com aqueles que morreram no deserto, ao invés de entrarem em Canaã, “só os rebeldes habitam em terra estéril”.

Nos versículos de 32 a 35, Deus se mostra não só ao povo de Israel, mas ao mundo todo, que será reconhecido como Deus de todas as nações, que formarão um novo povo de Deus.    Ele, pela sua força cumprirá toda sua soberana Vontade.

Outro realce neste texto, são os nomes que Davi chama  Deus e que infelizmente em nosso idioma não houve melhor tradução: Elohim no plural, seria como falarmos em Trindade, os judeus tinham Eloih, para falar de um único Deus, esta palavra aparece no versículo 1 de Gênesis 1, e  no versículo 2 aparece Elohim para falar na Trindade que está sobre a Terra, mas com maior ênfase para o Espírito de Deus.

El Shaddai - Deus Todo Poderoso, está no versículo 14, do salmo 68: “quando o Todo Poderoso ali dispersa os reis, cai neve sobre o monte Salmom.

 Yahveh - o Autoexistente no versículo 16, ele lembra o texto de Êxodo capítulo 3, versículo 14: “EU SOU O QUE SOU, assim você dirá aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vocês”.   Adonai - Senhor mestre no versículo 19, “O Senhor disse a Moisés” e finalmente no versículo 20 a última citação onde Davi chama a Deus de Yahveh Adonai – Senhor o Autoexistente (Eu sou) com Senhor mestre, forma de adoração onde se exalta a magnitude de Deus de forma total. Como vemos, Davi não poupa nomes nem atributos para melhor demonstrar seu respeito, amor e adoração à Deus.

Deixemos, pois, de sermos simples frequentadores de Igreja e passemos realmente como Davi a adorar em profundidade, em todos os momentos, ir à Igreja para adorar em total prostração espiritual e com sinceridade e verdade.

Ainda estamos em período de quarentena devido à doença, mas é momento de excelência para nos voltarmos para adoração verdadeira, pois é isso que Deus procura, segundo palavras de Jesus no Evangelho de João capítulo 4, versículo 23. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas 

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE 

Especializado em Aconselhamento Familiar 

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP 

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974 

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 0011632/PR

Desenvolvido por Cidade Portal