Goioerê, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
08/05/2021

Eliseu é designado sucessor de Elias - Pr. Pedro R. Artigas

Eliseu é designado sucessor de Elias - Pr. Pedro R. Artigas

Eliseu é designado sucessor de Elias

Pr. Pedro R. Artigas

No livro de Segunda Reis capítulo 2, temos a história de Eliseu que se tornou o sucessor do profeta Elias. E o capítulo começa dizendo que o Senhor estava para tomar Elias ao céu num redemoinho, e como ele foi testado por Elias não para saber se tinha fé, mas para receber a palavra de profecia, pois profeta não era transmitido, mas provinha e provém até hoje diretamente de Deus.

Eliseu se determinou a seguir Elias até o fim. Elias tinha chamado Eliseu para assumir o ofício, e este estava determinado a segui-lo, pois uma pessoa prestes a morrer, frequentemente pronunciava bênçãos sobre outras, e Eliseu não queria perder essa oportunidade. O compromisso de Eliseu foi testado três vezes por Elias. A expressão irmãos, profetas ou filhos dos profetas, não significa que eram parentes entre si, mas que pertenciam a confrarias proféticas, ou seja, que viviam juntos, e Eliseu tinha muito contato com essas confrarias, ao contrário de Elias que era solitário.

Eliseu invoca então uma antiga determinação, quer uma porção dobrada do espírito de Elias, essa porção era o privilégio do primogênito, descrito em Deuteronômio, capítulo 21, versículo 17, e trata do direito de primogenitura: “pelo contrário, deve reconhecer por primogênito o filho da mulher que ele não ama, dando-lhe dobrada porção de tudo o que possuir, porque aquele é o primogênito do seu vigor; o direito da primogenitura é dele”. E os estudiosos sugerem que Eliseu está pedindo para ser o sucessor de Elias. Mas o que acontece aqui é mais do que o pedido de sucessão, pois isso já tinha sido estabelecido. Eliseu, porém, não se sentia capaz de levar adiante a grandiosa responsabilidade implicada no ministério de Elias.

Como sucessor dele, Eliseu faz uso do princípio do primogênito para pedir uma herança espiritual. Isso é descrito como o espírito de Elias, e é tanto uma referência direta quanto indireta do Espírito Santo.

É aqui que eu me pergunto se as pessoas quando em oração pedem ao Senhor que lhes conceda uma porção dobrada do seu Espírito. Se Eliseu não se sentia capaz de levar adiante a grandiosa responsabilidade, mesmo andando com Elias em todo tempo, será que nós temos essa visão?

Ter a porção dobrada do Espírito, quer dizer ter a reponsabilidade de andar como o Senhor quer que a pessoa ande, que tenha intimidade com o Senhor, que sua vida se preste para levar a mensagem da Palavra de vida. Que esteja aberta para ouvir o Senhor falar e transmitir com a mesma intensidade a Palavra profética. É ter vida consagrada. As vezes em nossa emoção pedimos coisas ao Senhor que não saberemos usar, e isso é uma delas. Veja o que diz Elias no versículo 10: “você fez um pedido difícil”. Eliseu deveria estar pronto no momento do translado de Elias e ver o acontecimento para que esse pedido pudesse ser realizado. Em outras palavras Eliseu deveria estar atento ao que o Senhor iria fazer.

Eliseu estava preparado e viu quando os carros de fogo vieram e levaram Elias, e essa visão era sobrenatural, assim como a de Paulo quando viu o Senhor na estrada de Damasco, aqui também somente Eliseu presenciou, os outros que vinham seguindo nada viram, somente a luz do acontecido.

Creio que antes de pedir uma porção dobrada ou de fazer o chamado jejum de Daniel, precisamos nos consagrar para a Palavra, precisamos buscar a intimidade com o Senhor, procurarmos estar em todos os momentos sob sua presença e graça. Precisamos cumprir o que Paulo diz aos Tessalonicenses na primeira carta capítulo 5, versículos 17 e 18; “orem sem cessar, em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. E se observarmos no versículo 16: “estejam sempre alegres”. Podemos afirmar sem medo de errar, a porção dupla do Espírito começa por aqui. Estar sempre alegre é estar em ininterrupta felicidade em Deus, e orar sem cessar é o fruto de sempre se alegrar no Senhor, e em tudo dar graças, é o fruto de se alegrar no Senhor e de orar sem cessar. A isto podemos chamar de perfeição cristã, que podemos completar como porção dobrada do espírito, pronto a viver a Palavra profética. Shalom.

 

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal