Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
19/06/2021

Muitos tem uma religião, mas não tem a Deus - Pr. Pedro R. Artigas

Muitos tem uma religião, mas não tem a Deus - Pr. Pedro R. Artigas

Muitos tem uma religião, mas não tem a Deus

Pr. Pedro R. Artigas

Assistindo a um filme na televisão, em dado momento um dos personagens conversando disse a seguinte frase: “mesmo que você não seja religiosa, não há problema em cumprir o último desejo de sua mãe, porque muitas pessoas tem uma religião, mas não tem a Deus”.

E essa frase causou-me impacto, e ao estudar o texto Bíblico, li, Jesus falando aos fariseus e escribas de uma questão de menor importância, mas, que para eles era realmente crucial, porque os discípulos não lavavam as mãos antes de comer e assim estavam transgredindo a tradição dos anciãos.

E Jesus em Mateus capítulo 15, versículos 7 a 9, vai diretamente ao ponto da questão: “hipócritas! Bem profetizou Isaías a respeito de vocês dizendo: este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe mim. E em vão me adoram ensinando doutrinas que são preceitos humanos”.

Interessante a questão levantada pelos fariseus e escribas, porque o ato de não lavar as mãos transgredia a tradição dos anciãos? Assim como os fariseus também nós hoje, infelizmente fazemos a mesma coisa, criamos um evangelho paralelo como nossas próprias regras e ensinamentos (doutrinas), e ali colocamos também nossos usos e costumes, e dizemos que é a vontade de Deus.

Infelizmente muitas vezes como disse, criamos um evangelho paralelo que nos satisfaz, ou em outras palavras criamos uma religião inócua, sem verdade em nosso coração e a praticamos por motivação social. É por isso que Jesus afirma que ao praticar culto exterior é mera zombaria de Deus.

Quando Jesus vai a Jerusalém e purifica o templo, pois os cambistas estavam profanando o lugar sagrado, os judeus ficam irados, e perguntam com que autoridade Jesus fazia aquelas coisas, como que procurando que Jesus fizesse um milagre para confirmar outro milagre, pois Jesus com certeza apontava para o próprio corpo afirmando que levantaria aquele santuário em três dias. E os judeus respondendo diziam: “este santuário (terreno) foi edificado em quarenta e seis anos, e você quer levantá-lo em três dias?”  Infelizmente eles não entendiam que o santuário (espiritual) era ele próprio.

Daí que para praticar o verdadeiro cristianismo não podemos ser religiosos, mas é necessário que observemos a obediência aos mandamentos e ordenanças deixadas por Jesus, e que nossa adoração seja pela verdade e com nosso espírito.

Nossa prática é que vai mostrar ao mundo o Deus que adoramos, não nossas palavras, ou nossas tradições. Nós adoramos um único e soberano Deus, mas muitas vezes o adoramos com sentimento social, sem nunca termos lido uma única página da Bíblia, e por isso somos como o apóstolo Paulo nos ensina em sua carta aos Efésios capítulo 4, versículos 14 e 15: “para que não mais sejamos como crianças arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astucia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.”

Somos um corpo, e para que sejamos abençoados é necessário que estejamos bem ajustados e consolidados pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte para o crescimento e edificação de si mesmo em amor. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal