Goioerê, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
09/08/2021

A explicação de tuas Palavras traz luz - Pr. Pedro R. Artigas

A explicação de tuas Palavras traz luz - Pr. Pedro R. Artigas

A explicação de tuas Palavras traz luz

Pr. Pedro R. Artigas

O salmo 119 em seus versículos 129 a 136, traz um ensino maravilhoso da Palavra Divina. Somente pela magnitude de Deus é que podemos compreender suas palavras.Muitas vezes ouvimos pessoas falarem que leem a Bíblia, mas que não a entendem e o salmista aqui nos fala disso. Poderíamos começar citando os dois discípulos de Jesus na estrada de Emaúsno Evangelho de Lucas capítulo 24, versículo 32, que sentiram seu coração arder quando Jesus lhes expunha a Palavra, vejamos o texto: “disseram um ao outro: não nos ardia o nosso coração quando ele falava conosco no caminho e nos explicava as Escrituras?”

Em outro trecho deste Salmo o escritor nos fala da necessidade da Palavra ser não somente lâmpada, mas a luz que nos ajuda na caminhada, versículo 105: “tua Palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho”, poderíamos dizer que este trecho do Salmo pode ser chamado de A Maravilha da Iluminação, e o trecho que agora vemos inicia com “maravilhosos são os teus estatutos”. A maior de todas as maravilhas é a luz interior que dá entendimento até mesmo ao homem que não tem estudo. O salmista se sente abatido por causa daqueles que não guardam a lei de Deus.

E aqui somos ensinados que se nos submetermos à vontade de Deus teremos de nos despojar de muitos dos chamados atributos, pois somente os humildes, os ignorantes, os simples, enfim, tem as fiéis promessas de Deus que ele os guiará pela mão. Jesus falava por parábolas e as crianças entendiam.

O versículo 131, nos dá uma conotação interessante, pois ele diferentemente do anterior, expressa aqui o anseio de um animal faminto ou sedento.No livro de Jó temos um paralelo interessante à esta palavra, leiamos o texto Jó, capítulo 29, versículos 21 a 25: “Todos escutavam meus conselhos; ficavam em silêncio e esperavam que eu falasse.E, depois que eu falava, nada tinham a acrescentar, pois o que eu dizia os satisfazia.Esperavam minhas palavras como quem espera a chuva; bebiam-nas como chuva de primavera.Quando estavam desanimados, eu sorria para eles; valorizavam meu olhar de aprovação.Como um líder, eu lhes dizia o que fazer; vivia como rei entre suas tropas e consolava os que choravam.” Vejamos que quando uma palavra traduz um conselho saudável,ele se torna a qualidade do conselho: cheio de sabedoria, baseado na experiência, dado com simpatia. E revela -se com a utilidade do conselho, revela as falhas da vida, e por sequência retifica a vida e estabelece um padrão para a vida. É necessário que o aceitemoscom humildade, com discernimento, com gratidão.

Os versículos finais 133, 134 nos mostram duas realidades: a primeira, os que vivem uma vida guiada pela Palavra de Deus e gozamda libertação do pecado e, a segunda, é a opinião negativa dos seres humanos ao nosso redor eé um dos piores obstáculos à realização de uma vida segundo os preceitos de Deus. O versículo 135 e 136, temos primeiro um pedido “ensina-me os teus decretos” e o último nos leva a refletirmos nossa condição e vermos que as pessoas não querem cumprir a Lei do Senhor, porque ela envolve compromisso e atitude de mudança. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal