Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
14/08/2021

A alegria do louvor - Pr. Pedro R. Artigas

A alegria do louvor - Pr. Pedro R. Artigas

A alegria do louvor

Pr. Pedro R. Artigas

Todos nós temos aqueles salmos que mais gostamos, ou que achamos que nos falam ou que falaram quando mais estivemos necessitados de uma palavra de consolo. Mas o texto bíblico não deveria ser aplicado dessa maneira, pois cada um de seus textos nos remete a um determinado momento na vida do povo, ou do próprio rei.

E a simples leitura nos faz infelizmente perder a riqueza do conteúdo apresentado. Se tirarmos como exemplo o livro de Salmos, temos ali situações que podem ser de encorajamento, de livramento ou de momentos de aflição.

O Salmo 30, por exemplo é um desses cânticos que mostram o livramento que Deus concedeu ao rei Davi em um momento angustiante. O versículo 1, começa com Davi exaltando com devoção e fé o louvar a Deus. Reconhecendo que Ele não deixou que nenhum dos inimigos o atingisse para trazer fracasso à sua vida.  Nos versículos 2 e 3, relata que em todas as vezes que esteve em dificuldade clamou a Deus e ele o sarou de uma doença quase fatal, e que Deus o tirou da sepultura fazendo com que sua alma subisse, e não descesse para o abismo, representado nesse trecho como a morte.

Os versículos 4 e 5, indica que possivelmente sua doença estaria ligada à ira de Deus, mas que o controle de sua vida estava nas mãos de Deus. Porém Davi completa de uma maneira interessante ao falar que o choro, a tristeza e a doença podem durar uma noite,mas, que a fé é maior que qualquer coisa, e a consequência seria a alegria ´pela manhã, e isso seria perceptível que tudo estaria bem. Aqui se encontra um momento de tempo o dia e a noite, representando momentos sequenciais da vida.

Já os versículos de 6 ao 10 há uma palavra interessante de Davi, primeiro ele diz que em sua prosperidade “ele nunca seria abalado”, é uma expressão muito nossa também, pois acreditamos, que quando prósperos é porque estamos sob a orientação direta de Deuse nossa vida está salva de todo pecado, porque só assim ele conseguiria cumprir a promessa de louvar. A ênfase que Davi quer estabelecer aqui é a importância de poder louvar a Deus em vida. Quando estamos doentes queremos forças para nos recuperar, mas somente encontraremos toda resposta em Deus, Aquele que vem em auxílio dos seus filhos.

No final,os versículos 11 e 12, Davi começa confessando sua transformação, e renovação, o tirar o pano de saco que era usado em períodos de luto e consternação, mas agora o Rei tinha motivos para se alegrar, através da Misericórdia de Deus. Ele exalta e espalha a Glória para o mundo. E o grande final, Davi declara que tudo aquilo era para que sua língua cantasse louvores e graças para sempre. Estamos no que podemos dizer chegando ao final de uma pandemia mundial, ainda com a medicina procurando os melhores meios para nos curar, mas sabemos que através do louvor e da nossa vivencia em Cristo com certeza o louvaremos com radiante alegria, e como Davi tiraremos de sobre nós os panos de saco pois fomos libertados. Shalom.

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal