Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
21/05/2022

Ser discípulo - Pr. Pedro R. Artigas

Ser discípulo - Pr. Pedro R. Artigas

Ser discípulo

Pr. Pedro R. Artigas

Estamos ainda nas comemorações referentes ao momento da Ressurreição.Estamos terminando a quinta semana desse período. Jesus está entre os discípulos, ensinando, mostrando as realidades do Reino, curando, para que todos estejam prontos para continuarem a obra por Ele iniciada.

Muitas vezes pensamos nos discípulos como homens especiais, fortes, destemidos, prontos para toda boa obra, e nos esquecemos que eram homens comuns, sujeitos como nós a toda sorte de problemas, de medo, de dúvida, enfim bem parecidos conosco.

Homens que uma semana após a ressurreição decidiram ir pescar, pois acreditavam que tudo havia acabado com a morte de Jesus, e a ressurreição não era real do ponto de vista de quem esperava a conquista de Israel do jugo romano. Eles ainda não tinham tido seus corações totalmente transformados para a realidade de Jesus, apesar de Jesus ter afirmado que seu reino não era deste mundo, como diz João em seu evangelho no capítulo 18, versículo 36: “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui”.

Torno a dizer, eles eram homens comuns sujeitos como nós a todos os tipos de problemas. Mas, havia um diferencial, foram chamados para serem pescadores de homens, como diz Mateus em seu evangelho no capítulo 4, versículo 19: “E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". Este chamado que ainda hoje é para todo aquele que segue ao Mestre, envolve transformação de caráter, de personalidade, envolve desenvolver amor pelas vidas.

O evangelho de Marcos no capítulo 6, versículos de 6 a 9 diz o seguinte: “E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.Chamou a si os doze, e começou a enviá-los de dois em dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos; e ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, senão somente um bordão; nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto; mas que calçassem sandálias, e que não vestissem duas túnicas”.

Neste texto podemos aprender a essência do discípulo, ser humilde, não ter vaidade, não se portar de maneira que possa ofender aos outros. Os doze discípulos do Senhor não eram pessoas extraordinárias, tinham suas fraquezas e inadequações como nós. Eles não tinham treinamento formal nas instituições religiosas da época, e outros líderes religiosos não concordavam e nem aceitavam que eles, simples pessoas do povo, tivessem autoridade para liderar.

Um fato chama a atenção na leitura deste texto, Jesus fica admirado com a incredulidade das pessoas, apesar de curar, como nos diz Marcos no versículo 5, as pessoas ficavam escandalizadas por Jesus.Como um carpinteiro pode nos trazer palavras tão significativas para a vida? E em sua cidade Jesus não faz nenhum milagre, e curou uns poucos doentes. Ainda hoje aqueles que querem seguir verdadeiramente ao Mestre sofrem essa mesma discriminação, rejeição. Mas Ele está ao nosso lado para nos fortalecer, ensinar a caminhar pelos obstáculos que nos são interpostos.

Quando Jesus enviou seus discípulos em seu primeiro trabalho missionário, havia uma razão especial para eles saírem de dois em dois. A obra do Senhor não é nada fácil, é difícil e pode desanimar. Por outro lado, o inimigo de nossas almas ataca ativamente qualquer ministério que leve a Palavra de Deus a sério, e o mundo é hostil aos cristãos.Mesmo os cristãos que trabalham para o Senhor podem sofrer de depressão por causa do trabalho duro, por isso é muito importante servirmos com os cristãos juntos, caminhar sempre em união, para que se um cair o outro o levanta. A jornada pode ser muito difícil, mas é satisfatória, compensadora. Shalom.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal