Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
04/06/2022

O dia em que o sol parou - Pr. Pedro R. Artigas

O dia em que o sol parou - Pr. Pedro R. Artigas

O dia em que o sol parou

Pr. Pedro R. Artigas

Quando ficamos doentes, e temos de cumprir por tempo de confinamento aproveitamos para estudar e pesquisar. E um tema me chamou a atenção.Pesquisando na internet encontrei um artigo escrito em 2017 falando a respeito da batalha de Josué, que está no capítulo 10, versículos 12 a 14: “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.”

O texto que já foi muito criticado, pois como o sol iria para no meio do céu e não se mover por quase um dia inteiro? E como a lua também iria acompanhar o sol e não se mover durante o mesmo tempo?

Então um grupo de cientistas,com base em dados obtidos da NASA, da Universidade Ben-Gurion do Neguev, em Berbesá, Israel, chefiados pelo Dr. Hezi Yitzhak, afirmou que o acontecimento se trata de um eclipse, e ele aconteceu exatamente em 30 de outubro de 1207 antes de Cristo, às 16:28 horas da tarde. Com base nos dados obtidos, eles descobriram que apenas um eclipse aconteceu entre os anos 1500 e 1000 a.C, o que coincide com a chegada dos israelitas no local onde ocorreu a batalha descrita na bíblia. Até aqui os cientistas estão totalmente corretos. Deus não age nunca em sentido contrário ao conhecimento humano seja de qualquer época.

Mas a partir deste relato eles se confundem por não conhecerem exatamente o Poder de Deus, e agem agora segundo seu próprio conhecimento. Eles afirmam que o texto pode ter diferentes interpretações, e que o dia não seria realmente claro, mas seira um dia provavelmente escuro, e que isto daria aos judeus uma vantagem, pois teriam conhecimento do eclipse e assim planejado o ataque para esse horário.

Só que o texto diz textualmente no versículo 13: “o sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs”. Se voltarmos ao texto veremos que o cientista diz o dia, pode estar correto, mas quanto ao horário, ele o coloca quase ao pôr do sol 16,28h. sabemos também que nesta data se está no outono no hemisfério norte, e que o dia seria de menor duração, visto que o equinócio é em 21 ou 22 de setembro. E o texto é claro, parou no meio do céu, meio do céu entende-se por meio do dia e não perto do final do dia. E outro ponto interessante é que foi por quase um dia inteiro, outro estudo da NASA, diz que este fato foi de 23,15h, em que foi dia  claro em Gibeon. Isto vem provar que a Bíblia não é um livro de estórias, mas de fatos incontestes. Fatos que vem mostrar e provar que o nosso Deus é um Deus que age, que está sempre junto ao seu povo, e é digno de toda adoração.

A Bíblia nos ensina também que tudo nela representa a Fé, e que todos os seus livros relatam a história da humanidade na descoberta de Deus. Não que o planeta tenha somente 6000 anos, mas que o homem descobre Deus muito depois da criação de todas as coisas, inclusive a sua.

O homem primitivo primeiro adorou tudo que lhe pareceu estranho e não conhecia, até que compreendeu que muitos fatos não eram o Criador, mas sim criatura de um Ser Supremo que em tudo e em todos se mostrava e ainda se mostra Criador e Poderoso, mas em tudo amoroso,

que quer ser adorado, não pela imposição ou força, mas que seja adorado pelo conhecimento, por isso Jesus diz no evangelho de Marcos capítulo 12, versículo 30: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e com todaa tuainteligência e com toda a tua força”.

Amá-lo com inteligência quer dizer, estudar suas palavras e conhecê-lo integralmente. Shalom.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal