Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE
11/06/2022

Planeta Inferno - Pr. Pedro R. Artigas

Planeta Inferno - Pr. Pedro R. Artigas

Planeta Inferno

Pr. Pedro R. Artigas

Lendo uma reportagem da NASA a respeito de uma descoberta feita de um exoplanetasituado a mais de 202 anos luz da terra chamado de K2-141b, rochoso do tamanho da Terra. Sua proximidade com a estrela que orbita faz com que ele tenha, em sua superfície, oceanos de lava derretida com uma centena de quilômetros de profundidade.

A análise acabou por relevar também o clima extremo do planeta através do estudo dos padrões de iluminação, revelando que ele é como a nossa Lua: tem uma noite e um dia perpétuos (dois terços do planeta estão sempre iluminados). Isso acontece porque o K2-141b orbita muito próximo à sua estrela; assim como a Lua, ele mostra a ela sempre o mesmo lado.Se do lado noturno as temperaturas ficam abaixo de -200° C, na face exposta à luz o inferno tem cores vibrantes e calor acima de 3.000°C, o que não apenas derrete rochas como as vaporiza.

O que se segue é um ciclo como o da água: o vapor, na atmosfera, condensa e se precipita como uma chuva de sódio e de silício, mas no lado noturno gelado, levado por ventos de até 5.000 km/h, as correntes resultantes fluem para o lado quente do exoplaneta, onde as rochas continuam a evaporar.

Segundo o autor principal da pesquisa publicada agora no Monthly Noticesofthe Royal Astronomical Society, o físico e climatologista Giang Nguyen, “o estudo é o primeiro a fazer previsões sobre as condições meteorológicas em K2-141b que podem ser detectadas a centenas de anos-luz de distância com instrumentos de última geração, como o Telescópio Espacial James Webb”.

Este exoplaneta foi então denominado de planeta inferno em alusão ao texto bíblico que diz que o inferno é um lugar onde arde fogo eterno, vejamos como nos diz em Apocalipse capítulo 20, versículo 10: “O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre”.

Só que o inferno bíblico não é um planeta ou um lugar que possa se ver ou entender pela razão, sem usar a fé. Tudo que a Bíblia nos fala é sempre pela fé que devemos entender. A carta aos Hebreus nos fala a esse respeito no capítulo 11, versículo 1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Acredito que existam muitos outros exoplanetas ou mesmo planetas através do Universo que tenham a mesma constituição, mas não podem ser considerados o inferno.

Sei também que o cientista fez uma analogia com o inferno bíblico devido ao estado caótico do exoplaneta, de temperaturas altíssimas de um lado e de outro baixíssimas. O interessante do assunto é que esta mesma ciência que afirma que tudo aconteceu sem a presença de Deus, e foi uma ação fortuita do Universo antes de existir, coisa difícil de se compreender, pois como uma ação sem um sujeito pode progredir? Mas a ciência assim afirma, e agora vem e diz que foi descoberto um planeta que pode ser considerado o inferno no sentido bíblico.

Como sempre afirmo, o desconhecimento dos fatos bíblico nos levam a afirmações e conjecturações absurdas e infelizmente fazem com que muitos acreditem sem que venham estudar o texto bíblico para descobrir a verdade.

Este exoplaneta de temperaturas tão diversas é tão igual por exemplo a possível descoberta publicada em janeiro deste ano no site yahoo: “É possível que ocorram chuvas de diamantes em Urano e Netuno. É o que indicam modelos matemáticos somados a análises de dados, conduzidas por astrônomos que queriam entender melhor como é o interior destes planetas gelados e como podem ser as condições por lá.”

Ou ainda uma outra descoberta: “Um planeta possivelmente feito de diamante foi descoberto por uma equipe internacional de astrônomos, segundo mostra um estudo publicado em agosto de 2011 da revista "Science". O planeta está próximo a um pulsar, uma estrela com muita massa e com apenas 20 quilômetros de diâmetro - valor comparável ao tamanho de uma cidade.

A descoberta foi feita por um grupo de cientistas liderados por Matthew Bailes, da Universidade Swinburne de Tecnologia, localizada em Melbourne, na Austrália.

Voltando então ao nosso texto, para entendermos o céu ou o inferno é necessário que estudemos o texto bíblico não como um livro de estórias, mas como fatos relevantes para nossa vida e para a fé. Sem nos esquecermos que Jesus já nos alerta para isso no evangelho de João capítulo 4, versículo 23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.Como também repetindo a semana passada, tenhamos estas palavras sempre em nós: “E ele replicou: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual”, conforme o evangelho de Lucas capítulo 10, versículo 27. Shalom.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: Pr. Pedro R. Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Pr. Pedro R Artigas

Escreve sobre Contato Pastoral

Pedro Rivadavia Artigas

Pastor Metodista formado em 1985 pelo CEMETRE

Especializado em Aconselhamento Familiar

Formado em Técnico Químico em 1969 - Colégio Osvaldo Cruz - SP

Especialização em Marketing pela ADVB - SP em 1974

Atualmente aposentado Cultivando Orquídeas

Ler mais notícias

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal