Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

10/11/2020

Parceria entre Sesi no Paraná e Great Place to Work premia empresas com boas práticas em segurança, saúde e bem-estar

Parceria entre Sesi no Paraná e Great Place to Work premia empresas com boas práticas em segurança, saúde e bem-estar

Iniciativa pioneira está na sua segunda edição e inscrições estão abertas

O Troféu Sesi, uma parceria inédita do Sesi no Paraná com o Great Place to Work (GPTW), irá certificar o clima organizacional das indústrias paranaenses e reconhecer as melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar, por meio do levantamento de dados e pesquisas de opinião. As inscrições para a edição de 2020 da premiação já estão abertas. 

“Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui.” Pode parecer uma afirmação surpreendente para muitas pessoas, mas ela é válida para 95% dos colaboradores das empresas inscritas no Troféu Sesi, em 2019. Além do sentimento de orgulho, a pesquisa também mostrou que 91% dos colaboradores acreditam que a empresa onde trabalham constitui um lugar fisicamente seguro para trabalhar e 83% afirmam ser um local psicológica e emocionalmente saudável. 

De acordo com José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e do IEL e Diretor Regional do Senai no Paraná, o Sesi tem o compromisso de apoiar e promover a gestão preventiva da segurança e saúde nas indústrias, evitando ônus para a empresa e para os próprios colaboradores. “Temos contato direto com as indústrias e conhecemos de perto a realidade e os desafios do setor produtivo. Por isso, acreditamos que é fundamental incentivar as empresas a adotarem boas práticas nos seus processos, incluindo a área de segurança e saúde” afirma. 

Rosangela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para a Indústria do Sistema Fiep, destaca a importância de se promover ações voltadas à prevenção de riscos e à valorização da saúde e bem-estar dos trabalhadores. “Muito mais do que oferecer condições adequadas para a realização das atividades laborais, essas boas práticas ajudam a preservar a saúde, a integridade e a satisfação do colaborador, além de potencializar a produtividade e competitividade da indústria” observa. Com os impactos da pandemia em 2020, esta edição do Troféu Sesi também pontuará as boas práticas relacionadas à Covid-19.

Indústrias reconhecidas em 2019

Vencedora do primeiro lugar na categoria grande indústria, a Apetit atua há mais de 30 anos no segmento de refeições corporativas. Com mais de 200 práticas voltadas à Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Desenvolvimento Humano e bem estar dos colaboradores e da sociedade, buscam garantir que todos os seus colaboradores, independente da distância geográfica, sintam-se pertencentes a uma única cultura e igualmente assistidos. “É uma honra para a companhia ser reconhecida por instituições sérias e engajadas com o compromisso de melhoria contínua da sociedade. O prêmio é o reflexo de um trabalho de mais de três décadas pautado na ética, no respeito pelas pessoas, no compromisso com a satisfação dos clientes, na entrega de produtos e serviços de qualidade para toda a nossa cadeia de valor e no bem estar e segurança de nossos colaboradores”, afirma Igor Armagni, gerente Jurídico e SSMA da Apetit.

A Pormade Portas, com sede em União da Vitória, conquistou o primeiro lugar no Troféu Sesi na categoria média empresa e é uma das companhias que vem incorporando diversas ações de cuidado com a saúde. “Receber esse prêmio foi uma grande alegria para a Pormade. Sabemos que construir um ambiente seguro, saudável e que gere bem-estar pessoal e profissional é positivo para as pessoas e estratégico para a empresa. Por isso, buscamos fazer com que todos se sintam bem no trabalho”, comenta Rafael Jaworski, diretor de Recursos Humanos da Pormade Portas.

A Tamarana Tecnologia Ambiental, localizada na cidade homônima, foi reconhecida com o primeiro lugar na categoria pequeno porte. Para Maurício Chiesa Carvalho, gerente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Tanamara, “um reconhecimento de tamanha importância e credibilidade como este ratifica toda nossos propósitos culturais e valores”. Maurício completa: “O valor criado por uma empresa deve ser medido não só pelo lucro a curto prazo ou pela folha salarial, mas também por sua capacidade de sustentar as condições que lhe permitam vicejar ao longo do tempo, onde produzam mais do que mero retorno financeiro; também erguem instituições duradouras. Em vez buscar apenas processos organizacionais como um meio de extrair mais valor econômico, desenvolver modelos que empregam valores da sociedade e valores humanos como critérios de decisão. Tudo isso faz parte da nossa essência como empresa. O cuidado com as pessoas é algo genuíno e presente desde à fundação. Nossos indicadores de absenteísmo e rotatividade ajudam a justificar a manutenção destas e outras ações de Qualidade de Vida no Trabalho. Afinal, os indicadores são números que conversam com a gestão”, aponta.

Troféu Sesi 

As inscrições para as empresas interessadas em participar da segunda edição do Troféu Sesi estão abertas. Micro, pequenas, médias e grandes indústrias de todo o Paraná, vinculadas ao Sistema Fiep, podem concorrer à premiação. A primeira etapa consiste na obtenção da certificação do clima organizacional fornecida pelo GPTW. As empresas que obtiverem notas superiores a 70 estarão elegíveis para participar da segunda etapa, feita por meio de um questionário online, na qual o Sesi avalia melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar. As empresas com a maior pontuação nas duas avaliações serão contempladas com o Troféu Sesi. O evento de premiação ocorrerá na segunda quinzena de março de 2021. 

As inscrições na primeira etapa podem ser realizadas pelo site do GPTW, até 15 de dezembro de 2020. Mais informações no site do Troféu Sesi ou pelo e-mail trofeusesigptw@sistemafiep.org.br.

Great Place to Work

O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de con?ança, alto desempenho e inovação. Nossa missão é construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work For All.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CUPOLA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal