Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

18/01/2021

Estudante da Unicentro cria aplicativo que auxilia profissionais de Enfermagem

Estudante da Unicentro cria aplicativo que auxilia profissionais de Enfermagem

Incentivar e facilitar o acesso ao conhecimento científico na área da Saúde. Esse é o objetivo do aplicativo Enfermeiro de Bolso, idealizado pelo estudante Cristiano Walter de Farias, do último ano do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Lançado no segundo semestre do ano passado, a ferramenta já soma mais de 20 mil downloads.

O projeto surgiu da necessidade de disponibilizar conteúdo atualizado e gratuito para estudo e consulta, de forma rápida, prática e sem conexão com a Internet, uma vez que o aplicativo também funciona em modo off-line (sem a necessidade de usar o pacote de dados ou Wi-Fi).

“Espero que esse aplicativo seja de grande ajuda, tanto para profissionais como para acadêmicos, promovendo uma prática de Enfermagem mais assertiva, considerando protocolos e diretrizes existentes, além de novos estudos na área”, afirma Cristiano.

Dentre as várias funcionalidades, a ferramenta fornece informações e orientações sobre procedimentos clínicos, patologias e medicações, além de direcionamentos sistemáticos do campo de atuação profissional da Enfermagem. “O usuário encontra um guia completo que auxilia os profissionais na realização de consultas, com um checklist contendo o passo a passo que deve ser executado durante os atendimentos aos pacientes”, destaca o estudante.

ESTADUAIS - Nas universidades estaduais do Paraná, o desenvolvimento científico e tecnológico vem sendo sinalizado como a base de articulação entre as ações de ensino, pesquisa e extensão. Resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o aplicativo Enfermeiro de Bolso é um dos exemplos desse posicionamento estratégico.

Para a doutora em Saúde Pública e orientadora do projeto, professora Maria Regiane Trincaus, a inovação aponta para uma formação contextualizada às demandas da sociedade. “O conhecimento gerado nas universidades públicas retorna à comunidade de forma simples, auxiliando no trabalho dos profissionais do mercado e em atividades do dia a dia das pessoas”, pontua.

“Meu objetivo principal sempre foi desenvolver um produto, para devolver à sociedade o investimento da universidade pública. O grande desafio acaba sendo a aptidão em programação, mas aliar o desenvolvimento de software ao meu campo de conhecimento profissional e participar desse movimento de inovação na Enfermagem é muito gratificante”, enfatiza Cristiano.

A ferramenta tem boa receptividade e muitas avaliações positivas. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play Store, a loja virtual do Google para smartphones e tablets com o sistema operacional Android. Clique aqui para baixar e aproveitar o conteúdo.

FUNCIONALIDES – O aplicativo Enfermeiro de Bolso é um guia para profissionais da Saúde, com foco nas atividades de Enfermagem. A ferramenta reúne informações sobre procedimentos, patologias, medicamentos e escalas clínicas, com explicações sobre doenças, conduta, materiais utilizados, indicação e dosagem de remédios, entre outras.

Sobre as várias escalas utilizadas pelos enfermeiros, Cristiano explica que o profissional é capaz de visualizar melhor os quadros clínicos dos pacientes conhecendo as escalas de avaliação. “É possível avaliar, por exemplo, o risco cardiovascular e o risco de infarto do paciente ou mesmo a possibilidade de a pessoa desenvolver algum problema de saúde mental”, esclarece o estudante.

O app oferece, ainda, instruções essenciais sobre atenção primária à saúde, no âmbito da Atenção Básica, da Saúde da Mulher e do Sistema Único de Saúde (SUS). Na aplicação, estão agrupadas as orientações sobre vacinas, incluindo esquemas e doses e calendários vacinais atualizados para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

“Nessa parte, também estão disponíveis legislações e publicações distribuídas pelo governo brasileiro para os postos de saúde de todo o país, inclusive um guia que auxilia os enfermeiros durante as consultas”, acrescenta Cristiano.

Ademais, o aplicativo disponibiliza várias calculadoras clínicas, o índice de massa corporal (IMC), de medicação e gotejamento de soro, de filtração renal, dentre outras calculadoras muito usadas nos processos de avaliação de sintomas dos pacientes.

CURSO – Criado há mais de 20 anos, a graduação em Enfermagem da Unicentro tem como objetivo formar profissionais competentes para influenciar comportamentos e intervir no cuidado humano com habilidade e atitude, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais vigentes.

Durante os cinco anos de duração do curso, os estudantes recebem capacitação técnica e científica, para identificar indicadores de saúde e doenças e desenvolver atividades que possam melhorar as condições de saúde da população. Atualmente, são 142 alunos matriculados e 37 professores, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Unicentro. O curso funciona em período integral, no Centro de Desenvolvimento Educacional e Tecnológico de Guarapuava (Cedeteg), na região centro-sul do Paraná.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal