Goioerê, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

22/01/2021

Prefeituras têm papel decisivo no desenvolvimento do ecossistema de inovação nas pequenas cidades

Prefeituras têm papel decisivo no desenvolvimento do ecossistema de inovação nas pequenas cidades

Na primeira edição do ano do RCD Cidades, o diretor da RCD, José Marinho, entrevista o especialista Rogério Alessi, responsável pela criação de projetos como o Centro de Inovação Inova Prudente, Coworking Municipal, Incubadora de Empresas, Hotel de Projetos e Aceleradora de Startups

O crescimento econômico das pequenas cidades está diretamente ligado à importância dada pelos Executivos Municipais para a tecnologia e a inovação. Com o cenário favorável neste momento, diante da pandemia que vem acelerando o processo de transformação digital da gestão pública, as Prefeituras têm papel fundamental no desenvolvimento do ecossistema de inovação nas cidades, em especial as de pequeno e médio porte. Foi o que disse o especialista em ambientes de inovação, Rogério Alessi, durante a primeira edição do RCD Cidades no ano, que foi ar na manhã desta quinta-feira (21).

No programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor, José Marinho, o especialista afirmou que as pequenas e médias cidades devem criar oportunidades para reter talentos e fomentar a economia local. "Existem algumas ações simples, que são baratas, que podem ser implementadas nos pequenos e médios municípios e que vão ajudar esses jovens no desenvolvimento", comenta.

"É possível criar ambientes favoráveis e atrativos em pequenas comunidades. Cabe ao poder público conseguir entender essa dinâmica, aproveitar essa oportunidade e desenvolver esse papel, sobretudo nos pequenos municípios. Desenvolver os talentos na prestação dos serviços gera um retorno financeiro para o próprio governo", comentou Alessi sobre o fomento a novos negócios.

O primeiro passo, orienta o especialista, é identificar os principais atores da localidade, como entidades, empresas, conselhos e talentos. "A gente sabe que as cidades são muito peculiares, elas têm vocações únicas, características muito singulares. Cada microrregião representa um desafio único. Cabe ao prefeito e equipe técnica começar a identificar, prospectar, quais são as necessidades do local, qual o público existente, quais são os talentos disponíveis. Esse mapeamento vai ajudar o gestor a identificar as carências", ressalta.

Como secretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Presidente Prudente nos últimos anos, Rogério Alessi criou o Centro de Inovação Inova Prudente, Coworking Municipal, Incubadora de Empresas, Hotel de Projetos e Aceleradora de Startups.

Ainda segundo Alessi, oferecer uma estrutura física não é mais requisito básico na atração de empreendedores. "Eles buscam conexões com o mercado, com investidores, capacitação, mentoria, networking. Portanto, a incubação virou muito mais um processo do que um local. Por isso é possível incubar projetos de base tecnológica em qualquer lugar do mundo", finaliza o especialista.

Assista na íntegra a entrevista com Rogério Alessi no RCD Cidades: https://youtu.be/I8xSUh2XeOU

O diretor da RCD, José Marinho, lembra que os novos prefeitos eleitos têm a missão de conduzir as cidades no momento desafiador diante da pandemia do coronavírus. "É preciso ter sempre em mente a missão de direcionar a construção de políticas públicas que promovam o bem-estar da população, tendo as pessoas como o mais importante nas cidades e sempre com o objetivo de que cada localidade se torne o melhor lugar do mundo para se viver e a tecnologia e a inovação têm papel importantíssimo nesse processo, principalmente, nesse momento em que não é mais possível se fazer gestão sem o auxílio de ferramentas", destacou Marinho.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | REDE CIDADE DIGITAL

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal