Goioerê, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná Goioerê

26/01/2021

Últimos dias para solicitar isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo IFPR 2020/2021

Últimos dias para solicitar isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo IFPR 2020/2021

Candidatos que pretendem participar do Processo Seletivo IFPR 2020/2021 para cursos técnicos presenciais de nível médio sem pagar a inscrição têm até sexta-feira (29) para solicitar a isenção da taxa.

Neste ano, em que não haverá provas presenciais devido à pandemia de covid-19, as inscrições custam R$ 25, mas poderá ser concedida isenção da taxa a quem comprovar não poder arcar com esse valor.

As instruções para pleitear a isenção estão disponíveis no edital do certame, disponível na página do Processo Seletivo, acessível pelo site www.ifpr.edu.br.

As inscrições para candidatos pagantes podem ser feitas até 08 de fevereiro.

Seleção

A seleção será realizada por sorteio público, que será realizado de 01 a 03 de março.

Em todo o Paraná

No total, são ofertadas 3.015 vagas, em diversos cursos dos campi Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos de nível médio, na modalidade presencial, são ofertados nas formas integrada (para quem já tenha concluído o Ensino Fundamental) e subsequente (para quem já tenha concluído o Ensino Médio).

As duas formas conferem habilitação profissional técnica de nível médio, porém, nos integrados, essa habilitação é adquirida ao mesmo tempo em que o estudante cursa o Ensino Médio, ou seja, em um curso integrado, com uma única matrícula na instituição é possível obter o diploma do Ensino Médio e o certificado de um curso técnico.

Inclusão social

O IFPR destina 80% das suas vagas à inclusão social.

Há vagas reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas; que sejam de família de baixa renda; autodeclarados pretos ou pardos; indígenas e/ou com deficiência.

O detalhamento do sistema de cotas adotado pelo IFPR está disponível na página do Processo Seletivo.

Cursos superiores

Por enquanto, o Processo Seletivo IFPR 2020/2021 diz respeito apenas às vagas de nível médio do IFPR.  A seleção para os cursos de nível superior está prevista para maio de 2021, em um processo que utilizará o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | IFPR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal