Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

08/07/2021

12,5 mil pessoas se inscreveram no concurso público do IAT

12,5 mil pessoas se inscreveram no concurso público do IAT

O concurso público, anunciado em 2020, foi retomado na semana passada, mas sem reabertura de novas inscrições. O órgão é responsável por proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

O concurso público do Instituto Água e Terra (IAT) tem 12.555 inscritos. Eles vão realizar as provas em Cascavel, Curitiba e Maringá no próximo dia 1º de agosto. São 130 vagas disponíveis para compor o quadro técnico do órgão ambiental estadual. As remunerações variam de R$ 1.554,33 a R$ 3.730,42, mais as bonificações. 

O IAT é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O órgão é responsável por proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

O concurso público, anunciado em 2020, foi retomado na semana passada, mas sem reabertura de novas inscrições. A lista dos candidatos aptos a realizarem as provas, assim como informações sobre as provas, estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o www.ibfc.org.br.

As vagas disponíveis são para técnico de manejo e meio ambiente (26), engenheiro químico (19), engenheiro florestal (16), engenheiro agrônomo (20), geólogo (8), biólogo (8), químico (5), engenheiro civil (17), sociólogo (1), geógrafo (3), engenheiro cartográfico (4), arquiteto (2) e médico veterinário (1). O conteúdo programático para cada vaga está descrito no Edital SEAP nº 29/2020.

Estado agiliza licenciamento de empreendimentos de energia limpa

DEFASAGEM – Diversas funções na pasta do meio ambiente apresentam carência de profissionais. O secretário Márcio Nunes lembra que há mais de 30 anos não é feito um concurso público para a contratação de profissionais. De acordo com ele, a prova se tornou ainda mais necessário após a reestruturação da pasta.

“Quando criamos o Instituto Água e Terra pensamos em unificar em um mesmo órgão todas as atividades ligadas ao meio ambiente. Trouxemos para um único instituto os antigos Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG), e o Instituto das Águas do Paraná”, disse.

Segundo o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, muitos servidores deixaram suas funções por diversos motivos, como aposentadoria, falecimento, entre outros. “Os novos profissionais vão atender às necessidades do instituto principalmente em relação ao licenciamento, monitoramento, fiscalização e outorga de uso da água. São grandes demandas da população, em especial do setor produtivo”, afirmou.

IAT retoma capacitações para descentralização dos processos de outorga

PANDEMIA – A pandemia da Covid-19 impactou a realização das provas do concurso, marcadas para março de 2020, mês da confirmação dos primeiros seis casos no Paraná. Segundo o secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto, a realização das provas é possível com o retorno gradual das atividades presenciais. Ele lembra, ainda, que serão seguidas todas as normas e orientações de prevenção da Covid-19.

“Estamos trabalhando desde o momento em que as provas foram adiadas para chegar nesse momento em que os concursos podem ser retomados. Essas 130 vagas serão essenciais para que o IAT continue desenvolvendo o importante trabalho que desempenha em nosso Estado”, disse.

As informações do cartão de convocação e as orientações e prevenção ao coronavírus estarão disponíveis no dia 23 de julho no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o www.ibfc.org.br. Dúvidas ou informações referentes ao concurso devem ser solicitadas pelo e-mail do IBFC (concurso@ibfc.org.br) ou pelo telefone (11) 4788-1430.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal