Goioerê, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

02/08/2021 | Concebido por Campo Mourão

Patrulha mecanizada da Comcam vai começar a atender municípios

Patrulha mecanizada da Comcam vai começar a atender municípios

Após um ano e três meses com as máquinas paradas no pátio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), em Campo Mourão, a patrulha mecanizada da Comcam/Condescom vai começar a funcionar na região. O anúncio foi feito pelo presidente da Comcam, Leandro Oliveira, prefeito de Araruna. “A patrulha será uma responsabilidade a mais da Comcam. O início do seu funcionamento é uma vitória”, comemorou Oliveira.

As máquinas começarão a atender os municípios após pedido de uso emergencial feito pela Comcam, à Secretaria Estadual de Agricultura. Para receber a frota de maquinários, os municípios deverão elaborar um plano de trabalho e apresentar ao Condescom e Secretaria de Agricultura do Paraná, núcleo de Campo Mourão. Os maquinários atenderão as cidades por ordem da entrega dos planos de trabalho. Algumas cidades como Nova Cantu, Iretama, Roncador, Campina da Lagoa, Moreira Sales, entre outras, já havia se manifestado no sentido de receber com prioridade as máquinas.

“Colocar estas máquinas em funcionamento era um anseio de todos os prefeitos. Injustificável um maquinário tão moderno permanecer parado em um pátio enquanto muitos municípios vêm sofrendo com a falta de estrutura para adequação de estradas rurais. Colocar este maquinário para rodar era um de nossos compromissos, e graças ao esforço conjunto de toda uma equipe estamos tornando isso realidade”, comentou Oliveira. “Agora, que os municípios apresentem seus planos para que as essas máquinas efetivamente saiam do pátio e façam a diferença na vida das pessoas. É isso o que queremos”, ressaltou.

Plano de trabalho detalhado

O chefe do núcleo Regional da Seab, em Campo Mourão, João Ricardo Barbosa Rissardo, comentou que para receber a patrulha, os municípios terão de apresentar um plano de trabalho detalhado ao Condescom sobre as obras que serão executadas.

Neste sentido o IDR-PR tem uma equipe técnica que irá verificar qual trecho receberá o serviço. Em seguida, será elaborado um relatório técnico de vistoria em que serão verificados quais serviços necessários em relação a obra demandada. “Com base nestas informações será feito um memorial de cálculo de horas máquinas utilizadas, consumo de combustível, entre outros. E com estes dados será feito um plano de trabalho contendo a responsabilidade técnica, O plano será assinado tanto elo município quanto pelo Consórcio para execução do serviço”, explicou.

Segundo ele, uma das regras é que as máquinas sigam sempre em comboio às cidades. Ou seja, não será permitida a divisão da patrulha atendendo mais de um município ao mesmo tempo. Rissardo informou também que os municípios irão colocar à disposição do Condescom seus operadores. “Isso é bom porque estes trabalhadores já terão experiência no serviço. Hoje, muitos municípios têm máquinas muito antigas, sem condições, muitas vezes, de fazer um bom serviço. Como as máquinas da patrulha são novas elas vão apresentar um rendimento muito melhor”, prevê. Ele acrescentou que o plano de trabalho executado nos municípios pela patrulha serão fiscalizados pela Seab e o Condescom. “Para receber as máquinas basta o município apresentar o plano de trabalho ao Consórcio”, ressaltou.

Frota

A patrulha mecanizada é um anseio dos municípios, que são essencialmente agrícola. Receberão as máquinas municípios que fazem parte do Condescom, que hoje são 16, e que apresentarem o seu plano de trabalho. As máquinas da patrulha mecanizadas foram adquiridas com emendas parlamentares do deputado federal Rubens Bueno. O investimento é de mais de R$ 3 milhões.

Compõem a frota: um caminhão caçamba basculante; uma escavadeira hidráulica; uma motoniveladora; uma retroescavadeira; um rolo compactador vibratório; uma pá-carregadeira; e um trator agrícola.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA COMCAM

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal