Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Mundo

18/08/2021

Parque da Ciência faz live sobre Júpiter, planeta estará no ponto mais próximo da Terra

Parque da Ciência faz live sobre Júpiter, planeta estará no ponto mais próximo da Terra

O tema desta edição será "Agosto Astronômico — Um tour pela Lua e Júpiter". Caso haja boas condições meteorológicas, haverá transmissão em tempo real de imagens captadas por telescópios.

Parque da Ciência Newton Freire Maia promove nesta quinta-feira (19) mais uma edição da série de lives Noites no Parque. O tema desta vez será "Agosto Astronômico — Um tour pela Lua e Júpiter".

O evento acontecerá na noite em que Júpiter atingirá o ponto mais próximo da Terra neste ano, e quando a Lua estará quase cheia. Caso haja boas condições meteorológicas (a previsão é de céu aberto), haverá transmissão em tempo real de imagens dos dois astros, captadas por telescópios.

“Neste dia 19, teremos o fenômeno da oposição de Júpiter, que, em linhas gerais, significa que o Sol, a Terra e esse planeta estarão alinhados no Sistema Solar”, diz o diretor do Parque, Anisio Lasievicz. “Isso produz dois efeitos. O primeiro é que a distância entre Júpiter e a Terra será a menor possível ao longo do ano, e o segundo é que o Sol iluminará totalmente o disco jupteriano. Isso vai fazer com que o planeta fique com um brilho maior que o seu brilho costumeiro, e será muito mais fácil percebê-lo no céu”, explica.

Educação destaca escolas da rede estadual que fazem parte do patrimônio cultural

A live começará às 19h30min, no canal de YouTube Parque da Ciência PR. Além da observação de Júpiter e da Lua, haverá um bate-papo, conduzido pelo diretor Anísio, a respeito dos fenômenos observados e curiosidades sobre os astros. Os espectadores poderão interagir e tirar dúvidas em tempo real.

NOITES NO PARQUE — As lives são a versão online de uma série de eventos que aconteciam presencialmente no Parque da Ciência. Eram montados no local telescópios e um telão, enquanto aconteciam conversas sobre conceitos de astronomia. "Recebíamos, em média, 700 pessoas em cada Noite no Parque, para observar os astros", conta o diretor.

Esta é a quinta edição online do evento, que aceita sugestões de temas do público. Alguns dos que já foram abordados são superlua, buracos negros, constelações, Júpiter e Saturno.

PARQUE DA CIÊNCIA — O Parque da Ciência Newton Freire Maia é um centro de divulgação científica e tecnológica da secretaria estadual da Educação e do Esporte. É localizado no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal