Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

19/08/2021

Governo lança programa para aperfeiçoar políticas públicas de esporte nos 399 municípios

Governo lança programa para aperfeiçoar políticas públicas de esporte nos 399 municípios

De formato pioneiro, programa "O Esporte que Queremos" busca o desenvolvimento do esporte nas diferentes regiões, respeitando suas demandas e vocações. Lançamento online teve a participação de mais de 1.300 pessoas ligadas ao setor, de gestores e prefeitos.

Um sistema pioneiro que permite o aprimoramento das políticas públicas de esporte nos municípios, visando o desenvolvimento nesta área das diferentes regiões, respeitando suas demandas e vocações. Essas são as premissas do programa O Esporte Que Queremos, do Governo do Paraná. O novo programa foi apresentado pelo superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, em live realizada nesta quarta-feira (18).

De formato pioneiro no Estado, o programa envolve diagnóstico de demandas e potenciais, capacitação e respeito às vocações regionais. Será realizado pela Superintendência do Esporte, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Estamos falando de um legado para os próximos 20 anos do Esporte do Paraná”, afirmou Wirbiski. “Temos o apoio do governador Ratinho Junior, fundamental para o sucesso da iniciativa, e contamos só nesse evento de lançamento com mais de 1.300 integrantes da comunidade esportiva”, destacou.

Representantes de quase todas as cidades paranaenses, incluindo diversos prefeitos, acompanharam em tempo real a live de lançamento.

Recorde nacional dos 3.000 metros com barreira, Tatiane Raquel levou o nome do Paraná a Tóquio

Estado lança o Programa Pedala Paraná, com 80 ciclorrotas

O evento contou com depoimento de Emanuel Rego, tricampeão mundial de vôlei de praia e medalhista de ouro em Jogos Olímpicos, e a participação do reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, e de Fernando Mezzadri, coordenador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva da instituição. O detalhamento foi feito pelo coordenador técnico do programa, Dilson Martins.

METODOLOGIA – O Esporte Que Queremos terá três etapas principais de ação: diagnóstico e mapeamento, capacitação e construção das políticas públicas municipais. A primeira já está em andamento com a parceria da UFPR. Foi aplicado um BI (Business Intelligence), chamado Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM), sistema que combina compilação e visualização de dados, criação de gráficos e mapas a partir desses dados e análise coordenada das informações. As informações contemplam, entre outros itens, governança, recursos humanos, instalações e cultura esportiva. Ele foi desenvolvido pela Universidade após um levantamento diagnóstico em 100% dos municípios paranaenses.

Com apoio do Governo, Paraná recebe eventos esportivos nacionais e internacionais

Estado retoma Jogos Escolares com competições de tênis de mesa e ciclismo; veja os campeões

“A universidade está muito contente por fazer parte da construção e assessoria para a implementação das políticas públicas de esporte nos municípios”, disse o reitor Ricardo Fonseca. Ele ressaltou a pesquisa e a ciência pautando as ações em prol da sociedade paranaense.

O multicampeão Emanuel enviou um recado aos gestores de todo o Estado. “Participei ativamente do processo de construção da Política de Esporte do Paraná, através de oficinas, simpósios e audiências promovidas pelo Governo do Estado. E é por isso que posso lhes afirmar: vocês estão construindo um dos maiores legados da sua gestão e certamente um passo a mais na história do esporte em benefício das pessoas que vivem na sua cidade”.

CAPACITAÇÃO REGIONAL – As datas das primeiras capacitações foram divulgadas durante o evento. Elas serão online, organizadas conforme a divisão dos 13 Núcleos Regionais da Superintendência do Esporte. O horário e forma de acesso ainda serão divulgados.

23/08 – Curitiba e Ponta Grossa

24/08 – Cornélio Procópio e Londrina

25/08 – Maringá, Paranavaí e Umuarama

30/08 – Campo Mourão e Ivaiporã

31/08 – Foz do Iguaçu e Cascavel

01/09 – Pato Branco e Guarapuava

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal