Goioerê, sábado, 23 de outubro de 2021 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

27/09/2021

Alunos da Unicentro fazem mutirão para atender mulheres com exame preventivo de câncer

Alunos da Unicentro fazem mutirão para atender mulheres com exame preventivo de câncer

Ação foi uma parceria com do Departamento de Enfermagem com a unidade de Saúde do bairro Bonsucesso, de Guarapuava, que é um dos campos de estágio dos estudantes. Em função da pandemia, muitas mulheres deixaram de fazer o preventivo. O Instituto Nacional de Câncer estima que em 2020 foram mais de 16 mil novos casos no País.

O Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bonsucesso, de Guarapuava, promoveram neste mês de setembro um mutirão de exames preventivos de câncer de colo de útero em mulheres da localidade. Essa unidade de saúde é um dos campos de estágio dos alunos de Enfermagem da universidade.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV, que provocam alterações celulares. Em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer, ligado ao Ministério da Saúde, foram mais de 16 mil novos casos no País desse tipo de câncer, que poderiam ser evitados com a realização periódica do exame ginecológico preventivo.

Inscrições do Vestibular 2022 da UEL estão abertas até 3 de novembro

Unioeste abre inscrições para vagas remanescentes em cinco unidades

A enfermeira da UBS, Juliana Moleta, uma das idealizadoras do projeto, explica que, em decorrência da pandemia, muitas mulheres deixaram de comparecer às unidades de saúde para a realização do exame, que deve ser feito periodicamente.

“Em decorrência da pandemia de Covid-19 muitos atendimentos acabaram ficando suspensos. Com isso, as mulheres que periodicamente realizam seus exames também acabaram atrasando os seus agendamentos. Com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, fizemos um levantamento na unidade Bonsucesso das mulheres que não realizaram os exames preventivos do colo do útero nos últimos três anos. A partir disso programamos esses preventivos”, disse.

Os exames foram realizados em parceria com a disciplina de Saúde da Mulher e da Criança, coordenada pela professora do Departamento de Enfermagem Maria Lucia Raimondo, que destaca a colaboração com a unidade. 

“Esta unidade é um dos campos para os estágios curriculares do curso de Enfermagem da Unicentro. A partir disso, construímos uma parceria que vai além dos estágios que acontecem lá e, assim, quando os profissionais realizam ações extracurriculares na comunidade, eles podem contar com o apoio dos professores e alunos da universidade”, afirmou.

Estudantes paranaenses ganham medalhas nas Paralimpíadas Universitárias

EXAME  O exame preventivo do colo do útero é preconizado pelo Ministério da Saúde e oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Devem fazer o exame anualmente todas as mulheres em idade fértil – isto é, dos 25 aos 64 anos, que são as que apresentam um maior risco de desenvolver a doença. As análises no Bonsucesso, feitas em parceria com o Departamento de Enfermagem, ocorreram em dois sábados de setembro.

“Essa parceria que o Departamento de Enfermagem da Unicentro mantém com as Unidades Básicas de Saúde de Guarapuava é indispensável para a formação acadêmica dos futuros enfermeiros, pois é lá, na prática, que eles identificam as necessidades de saúde da população, que planejam e implementam as ações de cuidado de forma individual ou coletiva”, afirmou Maria Lucia Raimondo.

Para a aluna Andrielly de Campos Moreira, que está no 4º ano do curso de Enfermagem, a ação é muito relevante para os estudantes, já que essa é uma forma direta de exercerem a prática profissional.

“É de extrema importância que os alunos de Enfermagem aproveitem essas oportunidades práticas para relacionar a teoria, que já foi estudada em sala de aula e no laboratório, com a prática propriamente dita. Essa aproximação vai permitir, além do ganho da experiência, observar e refletir sobre a realidade das ações em saúde no município e, também, planejar como atuar”, disse.

Novo decreto que moderniza relação entre universidades e fundações

Toda mulher pode e deve realizar os exames preventivos. Para isso, basta ir até a UBS do bairro onde mora e fazer o agendamento. O teste deve der feito uma vez por ano. Quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal