Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

22/10/2021

Estado promove campanha de conscientização sobre câncer de mama em pets

Estado promove campanha de conscientização sobre câncer de mama em pets

A identificação precoce e o tratamento nas fases iniciais da doença apresentam alta incidência de cura, o que melhora a qualidade de vida e diminui a taxa de mortalidade. A campanha orienta como os tutores podem identificar a patologia nos animais.

Em alusão ao mês que promove a conscientização contra o câncer de mama, a Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) lançou uma campanha exclusiva para os pets. O Outubro Rosa Pet tem o objetivo de aumentar a qualidade de vida e diminuir a mortalidade proveniente da doença em cadelas e gatas.

A identificação precoce e o tratamento nas fases iniciais da doença apresentam alta incidência de cura, o que melhora a qualidade de vida e diminui a taxa de mortalidade. A campanha orienta como os tutores podem identificar a patologia nos animais.

A campanha atende as políticas de educação ambiental propostas no Conselho Estadual do Direito Animal (CEDA). De acordo com a médica veterinária da Sedest Daniela Tozetto, identificar possíveis alterações nas mamas das cadelas e gatas é como o autoexame humano. “É recomendado que se faça a apalpação nas mamas. Caso haja algum nódulo ou aumento de volume, recomenda-se que o animal seja levado ao médico veterinário para avaliação clínica e orientação sobre o diagnóstico e tratamento”, disse Tozetto.

ICMS Ecológico ganha ferramenta online georreferenciada com gráficos

CastraPet prevê esterilizar 463 cães e gatos no Norte até o final do mês

É importante, também, redobrar a atenção quando o animal atinge sete anos de idade, com a verificação periódica pelos tutores. A veterinária afirma, ainda, que a maneira mais eficaz de prevenir os tumores mamários é a castração antes do primeiro cio ou entre o primeiro e o segundo cio. O primeiro ocorre geralmente entre o quinto e o sétimo mês de vida.

CASTRAÇÃO – Além da identificação precoce, a castração se mostra a maneira mais eficiente no combate e prevenção ao câncer de mama nos pets. Para promover esses serviços em animais com tutores de baixa renda e entidades que prestam serviços sociais a animais abandonados, a Sedest criou o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, CastraPet Paraná. Desde 2019, o serviço médico veterinário é feito de forma gratuita, com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares.

Atualmente, o programa está no segundo ciclo. No primeiro, cerca de 15 mil animais foram esterilizados em 45 municípios. Neste segundo, a expectativa é castrar animais em 80 municípios do Estado.

“Este é um programa importante que, além de prevenir zoonoses em animais, oferta um serviço gratuito à população que não tem condições de pagar pelo procedimento em uma clínica. Além disso, os animais saem da cirurgia com o medicamento para a recuperação e um microchip eletrônico de identificação, que ajuda no caso de fuga ou roubo”, destacou o secretário Márcio Nunes.

Onça que recebeu células-tronco é nova moradora do Zoológico de Curitiba

CÂNCER EM ANIMAIS – Nos animais, o tumor nas glândulas mamárias é o mais comum nas fêmeas caninas e chega a representar cerca de 50% a 70% de todos os tipos de câncer. Da mesma forma como em humanos, os tumores podem ser benignos, quando não apresentam risco ao animal, ou malignos, quando se desenvolve o câncer de mama.

Aproximadamente 50% dos tumores mamários malignos ocasionam metástase, estágio em que o câncer se espalha para outros órgãos. Já nas gatas, o tumor mamário é a terceira causa mais comum, atrás apenas das patologias sanguíneas e de pele. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cerca de 85% dos diagnósticos são de tumores malignos, o que configura o câncer de mama.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal