Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

19/11/2021

Tecpar capacita municípios do Litoral sobre certificação de orgânicos

Tecpar capacita municípios do Litoral sobre certificação de orgânicos

Capacitação fez parte de projeto desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná, para ampliar a certificação destes produtos a fim de estimular a geração de empregos e renda, com foco no desenvolvimento sustentável.

Servidores das prefeituras integradas à Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) participaram nesta quinta-feira (18) do 2º Workshop de Qualificação para Certificação de Produtos Orgânicos, realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A capacitação, no formato virtual, fez parte de um projeto pioneiro, desenvolvido em parceria pelo Tecpar e pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), para ampliar a certificação de produtos orgânicos no Estado. Com a iniciativa, as instituições buscam estimular a geração de empregos e renda, com foco no desenvolvimento regional sustentável.

Tecpar estuda novas parcerias para otimizar soluções na área da saúde

Exemplo nacional, Tecpar fortalece certificação de orgânicos industrializados

A Amlipa é formada por Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. De acordo com dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, juntos, esses municípios possuem 1,9 mil agricultores familiares.

O Tecpar atua na certificação de orgânicos há mais de 20 anos, tendo sido o primeiro organismo credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Inmetro.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou que a meta da gestão é levar as ações do instituto cada vez mais próximas dos municípios. "Queremos apoiar todos aqueles que trabalham e geram renda, que promovem inovação nas suas áreas de atuação. Nosso Litoral é pequeno em tamanho, mas tem muito potencial, e nossa intenção com a parceria com a AMP e a Amlipa é fortalecer as oportunidades na área de certificação de orgânicos”, explicou.

Tecpar e Fiep atuam no desenvolvimento de estratégias em biotecnologia

Para o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, a parceria entre municípios e o Tecpar valoriza os produtores orgânicos. "Com a certificação, os agricultores terão um produto de qualidade comprovadamente reconhecida por uma das maiores e melhores empresas de certificação do Brasil, que é o Tecpar. Eles conseguirão agregar valor aos produtos e levá-los, com essa certificação, às feiras e às gôndolas das grandes redes de supermercados do Paraná", explicou.

CONTEÚDO – O treinamento tem o objetivo de orientar secretários e técnicos municipais ligados à área de agricultura a respeito dos requisitos e normas da produção orgânica que devem ser seguidos pelos produtores que buscam obter a certificação.

O diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa, que conduziu o workshop, explica que as palestras são ministradas por engenheiros agrônomos, com temas que incluem aspectos legais e questões ligadas ao processamento de produtos orgânicos.

Fruticultura teve pouco impacto nos índices de inflação, aponta boletim

“A capacitação esclarece variados temas da produção de orgânicos, entre eles a atual legislação, processo de certificação, produção primária animal e vegetal, além do processamento dos produtos, abordando, inclusive, boas práticas de manuseio”, explicou. “O evento busca repassar as informações de forma interativa subsidiando as prefeituras no apoio aos produtores que buscam obter o certificado. Com isso, se reforça as práticas ligadas à sustentabilidade”.

TODAS AS REGIÕES  Esta é a segunda capacitação virtual realizada pelo Tecpar pelo projeto. A primeira reuniu cerca de 50 participantes ligados à Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro). A ideia é levar a qualificação a todas as regiões do Paraná. Inicialmente, são contempladas regiões que possuem grande número de pequenos produtores rurais e muita demanda por certificação de orgânicos.

QUALIDADE NA PRODUÇÃO  A certificação de orgânicos é uma oportunidade para o desenvolvimento da produção de pequenos agricultores familiares, trazendo benefícios como o aumento de renda, profissionalização e acesso a novos mercados.

Produtora paranaense de morangos recebe prêmio de inovação no meio rural

Com a certificação, a unidade de produção ou processamento estará autorizada a utilizar o Selo Orgânicos do Brasil, imprescindível para comercialização de produtos em todo o território nacional.

O selo pode ser concedido a agricultores que atuam nas seguintes áreas: produção primária vegetal e animal; processamento de produtos de origem vegetal e animal ou extrativismo sustentável orgânico. Os produtores certificados também poderão participar de programas que incentivam a compra de produtos da agricultura familiar.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal