Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

07/01/2022

Construção Civil lidera ranking de serviços registrados pelo Crea na Regional Maringá

Construção Civil lidera ranking de serviços registrados pelo Crea na Regional Maringá

Foram quase 12 mil ARTs emitidas em 2021 no segmento da Engenharia Civil. A atividade de Engenharia Elétrica ocupou o segundo lugar e a de Mecânica/Metalúrgica, o terceiro

Das 23.396 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de serviços profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências registradas na região de Maringá em 2021, 11.953 foram do segmento da Construção Civil. Os destaques da área foram para as atividades de edificação de alvenaria, estrutura de concreto armado e instalação de sistema de esgoto sanitário. O balanço é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que fiscaliza e controla as atividades profissionais executadas nas cidades. No ranking regional, as atividades de Engenharia Elétrica (4.483) e Mecânica/Metalúrgica (3.475) ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Pelo registro da ART, a autarquia identifica de forma legal, objetiva e rastreável, se a obra ou serviço foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados. Em relação às fiscalizações realizadas no ano passado pelo Crea-PR, a Inspetoria de Maringá contabilizou 1.560 ações fiscalizatórias no período, sendo 624 no segmento da Enganharia Civil. Seguida pelas modalidades de Agronomia (296), Mecânica/Metalúrgica (274), Engenharia Elétrica (217), Química/Geologia/Minas (58), Segurança do Trabalho (28) e outras (63).

O gerente da Regional Maringá do Crea-PR, engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho, explica que os serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências, por se tratarem de atividades que envolvem e impactam interesses sociais e humanos como a saúde, não podem ser realizados por pessoas leigas, sem formação acadêmica na área, e é através da ART que o Conselho fiscaliza e controla as atividades.

“A ART é um instrumento também de segurança, tanto para os profissionais pois delimita até onde vai a responsabilidade de cada profissional, como também para o contratante (sociedade) pois comprova que seu prestador de serviço é um profissional registrado no Crea-PR e, em caso de eventual má prestação do serviço ou descumprimento de obrigações contratuais, a ART é um documento essencial para provar a existência do contrato e de sua abrangência, mesmo que a contratação tenha sido verbal”, ressalta.

Como primeira medida de segurança para o contratante, o Crea-PR disponibiliza em seu site uma área onde qualquer cidadão pode fazer uma consulta pública sobre as empresas e profissionais habilitados no Paraná, verificando se estão com seu registo regular.

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Crea-PR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal