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Brasil

28/01/2022

Como ganhar dinheiro na internet com seu negócio em 12 passos

Como ganhar dinheiro na internet com seu negócio em 12 passos

Quer criar um e-commerce e apostar nas vendas online? Então descubra como ganhar dinheiro na internet com a sua empresa

Quem tem um negócio sabe que sempre é preciso buscar novas fontes de renda. Isso se tornou especialmente importante na pandemia, quando muitos empreendedores tiveram que aprender como ganhar dinheiro na internet.

O isolamento social fez com que as vendas online disparassem e tornou ainda mais importante pensar em como levar seu negócio para a internet, caso você ainda não tenha se aventurado online.

Segundo dados da Sondagem do Comércio, feita pela Fundação Getulio Vargas, o e-commerce era responsável por, em média, 9,2% da receita do varejo do País antes da pandemia. Em junho de 2021, já havia chegado a 21,2%.

Ou seja, as medidas sanitárias aceleraram o e-commerce. Inclusive, fizeram com que as vendas online superassem as de shopping centers no Brasil, segundo estudo da gestora Canuma Capital.

Além de aproveitar o momento para conhecer tudo que a internet proporciona, muitos empreendedores podem enxergar aí uma oportunidade de buscar novas formas de ganhar dinheiro, ou seja, diversificar.

O fato é que, com o aumento do número de empreendedores no Brasil, a tendência é existir uma concorrência cada vez mais acirrada. E, por isso, muitas empresas têm buscado entender como ganhar dinheiro na internet para melhorar o faturamento. 

Se é o caso do seu negócio, confira dicas essenciais para te ajudar a criar seu e-commerce e a levar sua empresa para o online.

Por que vendas online podem impulsionar o seu negócio

O contexto da pandemia certamente já mostrou a importância de saber como ganhar dinheiro na internet para manter sua empresa saudável e impulsionar seu negócio.

Mas, mesmo com a flexibilização das medidas sanitárias, ainda existem muitas razões para que um empreendedor busque levar sua empresa para o online.

Levar o seu negócio para o digital pode ser um passo fundamental para o crescimento da sua marca. E, com certeza, pode ajudá-lo a aumentar o faturamento por meio das vendas pela internet.

Se você está em dúvidas sobre os resultados que isso pode trazer ao seu negócio, confira cinco motivos que podem te convencer.

Vender online amplia o alcance do seu negócio

Nos últimos anos, o número de usuários nas redes sociais aumentou consideravelmente, e o Brasil é o terceiro país com maior número de pessoas que as utilizam. 

Esses dados mostram que as pessoas, especialmente os brasileiros, estão na internet. É lá onde consomem conteúdo e, cada vez mais, compram produtos e serviços, especialmente pela facilidade e as vantagens que o e-commerce oferece.

Quem nunca precisou resolver um problema em casa, por exemplo, mas só de pensar em ter que ir até uma loja longe para conseguir o item necessário, já desanimou?

Além disso, pesquisas da Ebit, a maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, apontam que mais de 42 milhões de pessoas compraram pela internet no primeiro semestre de 2021.

Muita gente, né? E a tendência é que cresça cada vez mais. Por isso, é super importante que a sua marca também esteja presente nas redes sociais e nas buscas por produtos e serviços feitas por seus potenciais clientes.

Posicionar sua empresa no mercado te torna referência

Se você tem interesse em aprender como ganhar dinheiro online, já pode ter pesquisado e observado que diversos concorrentes seus estão presentes no digital, certo?

Quem começa a divulgar seus produtos e serviços online hoje precisa, de certa forma, correr atrás do tempo perdido. Afinal, muitas marcas já estão por lá há anos, inclusive seus concorrentes.

Quando as pessoas fazem buscas por algo que você vende e não encontram a sua marca, elas provavelmente vão optar encontrar optar pela concorrência sem ao menos conhecer seu produto ou serviço. 

Por isso, estar na internet também é se manter competitivo e ajuda a posicionar sua marca no mercado.

Seu negócio pode funcionar o tempo todo

Quem tem uma loja física só pode vender durante o horário comercial. Agora imagine: e se você deixar de vender apenas 40 horas por semana e estiver disponível 24 horas por dia, e 7 dias por semana, para os seus clientes?

Estar disponível por mais tempo para potenciais clientes, que vão descobrir seus produtos e serviços, vai impulsionar suas vendas

Isso também é possível mesmo que não haja uma pessoa online o tempo todo, especialmente quando você tem um site de e-commerce. 

Nas redes sociais, você também pode programar anúncios e posts para o período em que estiver offline. Ou seja, fazer vendas online é uma ótima oportunidade para quem quer saber como ganhar dinheiro na internet.

Você pode aumentar suas vendas e seus lucros

Se você vende produtos, pode cobrar um frete para entregá-los aos clientes que vieram da internet. Hoje, também existem diversas empresas que oferecem serviços de logística, ou você mesmo pode se adaptar a isso.

Se sua empresa trabalha com serviços, vale a pena estudar a possibilidade de atender seus clientes remotamente. Essa alternativa ficou muito comum na pandemia e hoje é até preferida por diversos clientes.

Aqui, é importante que o empreendedor junte a possibilidade de atingir mais clientes com a flexibilidade e comodidade que a internet oferece, por estar sempre disponível para o público.

É mais simples e barato do que você imagina

Muitos empreendedores têm medo de começar a vender online por acharem que criar um site ou promover sua empresa nas redes sociais é algo que demanda um orçamento muito alto. Mas não precisa ser assim.

Existem diversas plataformas nas quais você pode criar o seu próprio site com um investimento que cabe no bolso. Basta pesquisar opções e ver a que melhor se adapta às suas necessidades.

Além disso, nas redes sociais, você pode usar o conhecimento adquirido pela sua experiência para compartilhar mais sobre seus produtos e serviços ou sobre o seu setor em geral.

Por isso, não importa o tamanho da sua empresa ou quanto você tem para investir, com certeza você vai encontrar um caminho para que sua marca esteja presente na internet.

Afinal, como ganhar dinheiro na internet com o seu negócio?

Agora que você chegou até aqui, provavelmente já entendeu os motivos pelos quais a internet pode ser muito positiva para o seu negócio. 

Então, com a decisão tomada, confira 12 passos para impulsionar sua empresa no meio digital.

Entenda o seu mercado 

O primeiro passo antes de levar sua empresa para o online é entender o seu mercado e como ele está presente na internet. Para isso, faça buscas sobre empresas do mesmo setor e sites relevantes para o seu nicho.

O que observar durante essa pesquisa? Entenda quais são os pontos fortes e fracos das principais empresas com que você concorre e pense em como você poderia se destacar. Vale checar sites e redes sociais, viu?

A pergunta que você deve se fazer é: o que posso oferecer ao meu cliente que torne o meu produto ou serviço mais interessante para ele do que os meus concorrentes?

Você pode pensar, por exemplo, em condições especiais para começar as suas vendas, como descontos e promoções atrativas. 

Mas vai muito além de preço: pense em todas as formas efetivas de resolver o problema dos seus clientes e potenciais clientes.

Tenha um orçamento definido

Depois de entender a atuação entre as empresas relevantes do seu segmento e pensar em como tornar sua oferta mais atrativa, o segundo passo é definir um orçamento para investir em como ganhar dinheiro na internet.

Como você viu, vender pela internet não precisa ser algo caro. Mas é importante que você saiba quanto é viável para o seu negócio investir nessa nova frente.

Considere os custos novos que você terá, como a manutenção e hospedagem do site, custos de envio de produtos, etc. Além disso, pense também se você pretende investir em anúncios em buscadores ou redes sociais. Isso vai ajudar a traçar a sua estratégia.

Veja como criar um e-commerce em cinco passos

Para começar a investir no digital, é muito importante saber como criar um e-commerce. E pode ser mais simples do que você imagina. Olha só o passo a passo:

Compre o domínio da sua loja

O primeiro passo para construir seu e-commerce é comprar a URL, ou seja, o link que vai direcionar para ele. É o chamado domínio. 

Por exemplo: se sua loja se chama Verde, você pode querer comprar o domínio lojaverde.com.br.

Escolha uma plataforma de e-commerce

O segundo passo é definir a sua plataforma de e-commerce. Existem diversas opções no mercado e que estão prontas para que você ajuste como desejar, e então cadastre seus produtos. 

A maioria delas é paga, mas existem planos para todos os tipos de bolso. 

Tenha o apoio de uma plataforma de pagamentos online

Um ponto importante é entender as formas de pagamento no e-commerce e configurar uma plataforma para receber pagamentos online no seu site. Por isso, vale a pena escolher plataformas que se integrem ao PicPay. Assim, você vai oferecer mais comodidade na hora do pagamento.

PicPay E-Commerce é uma plataforma para receber pagamentos online e permite que as mais de 60 milhões de pessoas que usam o PicPay paguem no seu site de forma fácil, rápida e pelo celular. E o melhor: os primeiros 30 dias de uso do PicPay E-commerce são totalmente gratuitos

Veja como funciona:

  • Você cria uma conta, faz a integração em seu site e passa a ter o PicPay como forma de pagamento do seu e-commerce;
     
  • Quando o cliente escolhe o PicPay para finalizar a compra, um QR Code é gerado na tela de pagamento;
     
  • A pessoa vai abrir o aplicativo PicPay dela, escanear o QR Code, confirmar o pagamento com sua senha pessoal e a transação é concluída.
     
  • Além disso, você acompanha e gerencia diretamente na sua conta do PicPay E-Commerce todos os pedidos feitos, recebimentos, cancelamentos e saques.
     

Insira seus produtos

Com a loja criada e pagamentos configurados, chegou a hora de cadastrar os produtos ou serviços que você vai vender. 

Vale dar uma atenção especial às fotos de boa qualidade e à descrição, com o maior número de informações úteis que for possível, para que seus clientes se sintam seguros na hora de concluir a compra.

Fique atento à etapa de finalização da compra

Muitas pessoas desistem de uma compra online na etapa do carrinho. Ou seja, elas escolhem vários produtos e, ao finalizar a transação, deixam de lado. 

Por isso, torne o checkout (a hora de finalizar a compra no site) o mais simples possível, pedindo apenas informações realmente relevantes para a entrega e pagamento.

Promova sua loja online

Depois de criar seu e-commerce, é fundamental fazer com que ele chegue a cada vez mais pessoas. Para isso, você pode lançar mão de algumas estratégias. 

Confira quais são as principais formas de divulgar sua loja virtual:

  • Investir em marketing de conteúdo, baseado em SEO (otimização para buscadores como Google);
     
  • Fazer anúncios pagos;
     
  • Usar as redes sociais.
     

Conheça seus argumentos de venda na hora de promover sua empresa

O marketing é essencial para que sua empresa gere lucros e para que você descubra oportunidades de como ganhar dinheiro na internet. 

Então, sabe aquela pesquisa que você fez dos seus concorrentes e a reflexão que ela gerou? Aqui, esse exercício também será útil.

Para ter sucesso nas vendas pela internet, é fundamental que você conheça os diferenciais do seu serviço. Para ajudar a entendê-los, você pode se fazer algumas perguntas:

  • Por que alguém compraria o que você tem a vender? 
     
  • Como você ofereceria esse produto ou serviço para convencer alguém de que ele vale a pena?
     
  • O que só você tem, ou o que você faz melhor, quando comparado a outras pessoas ou empresas?
     

Depois de entender seus principais diferenciais, não deixe de usá-los para conquistar seus clientes, inclusive no seu e-commerce ou via redes sociais.

Conheça seu cliente

Cada negócio busca atrair um grupo, ou vários grupos específicos, da população. E compreender qual é o perfil dos seus clientes e potenciais clientes vai te ajudar a ser mais efetivo na hora de vender.

Mas como fazer isso? Você pode analisar o perfil do seu cliente atual e encontrar padrões de consumo, de produto ou serviço buscado, etc. 

Nesse momento, é importante considerar quem compra com frequência e dá feedbacks positivos, mas também clientes que não ficaram satisfeitos. Assim você pode identificar o que é importante para cada pessoa e melhorar.

Depois disso, veja qual é o perfil de cliente ideal. Com isso, fica muito mais fácil prospectar novos clientes. Basta planejar e executar ações direcionadas para esse tipo de público. 

E mais uma dica: na internet, fazer essa segmentação, especialmente em anúncios, fica até mais simples. Você pode mirar em quem precisa da solução que sua empresa oferece.

Acompanhe outras empresas

Depois daquele passo inicial que pesquisar sobre o seu setor, é fundamental que você acompanhe com frequência as ações das principais empresas na internet. 

Vale a pena buscar conhecer a origem de seus fornecedores, a composição do seu preço, como os clientes se referem às experiências de compra em redes sociais e qualquer informação que possa ser útil para compreender o espaço que ele já ocupa no mercado. 

Ofereça uma experiência de qualidade

Nada mais efetivo para promover seu produto ou serviço do que oferecer a melhor experiência ao seu cliente.

Em grande parte, o sucesso das suas vendas vai depender do relacionamento com quem busca as soluções que você oferece. 

Isso não quer dizer que problemas não vão acontecer. Mas significa que você deve atuar para minimizar a chance de que eles ocorram e, quando for o caso, atue de forma transparente e ágil para solucioná-los da melhor maneira.

Por isso é tão importante entender o perfil do seu comprador.

Seja direto e claro com seu cliente ao oferecer um produto ou serviço

Cada vez mais, as pessoas têm menos tempo, certo? Por isso, você deve sempre buscar convencer o potencial comprador sobre os benefícios do que você vende no menor tempo possível.

Isso vale especialmente para a internet, porque as pessoas muitas vezes vão passar de forma muito rápida o olhar pelo que você oferece. Então, seja efetivo ao ressaltar seus diferenciais e benefícios.

Além disso, faça com que toda oportunidade de contato com o cliente possa ser bem proveitosa, indo direto ao ponto. Tenha uma conversa aberta, clara e direta com seu público.

Use as redes sociais ao seu favor

As redes sociais podem ser grandes aliadas na hora de aprender como ganhar dinheiro na internet. 

Para isso, você deve criar uma conta nas redes sociais para a sua empresa. Caso preferir, você pode oferecer seus produtos e serviços no seu perfil pessoal.

Esse espaço não serve só para mostrar o produto, mas também é importante para o empreendedor se tornar uma verdadeira referência no assunto. 

A ideia das redes sociais é usar os posts para falar amplamente sobre o tema do seu nicho. Por exemplo, se for vender bolos, faça postagens sobre confeitaria em geral. Assim, mais pessoas vão se interessar e conhecer seu produto.

Pesquise soluções para facilitar a sua vida

Muitos empreendedores acham que levar a sua empresa para a internet é difícil e custoso. Mas existem diversas plataformas para te auxiliar nessa hora.

Você pode buscar empresas de logística que auxiliem no envio das suas vendas feitas pelo site, por exemplo, e até consultar profissionais especializados em conteúdo para empresas nas redes sociais.

Outra forma de facilitar sua vida é usar o aplicativo PicPay Empresas, que oferece as melhores soluções para que o seu negócio receba pagamentos direto do celular.

O PicPay Empresas é voltado para quem possui um estabelecimento comercial e um CNPJ. Confira todas as vantagens do PicPay Empresas para MEI, pequenas e grandes empresas.

Tenha um pós-venda de qualidade

Após realizar a venda, é importante que o vendedor tenha interesse em ouvir o feedback dos seus clientes. Por isso, o empreendedor deve: 

  • Ouvir sobre a experiência de compra do cliente;
     
  • Ter uma área de atendimento ao consumidor de fácil acesso no site;
     
  • Oferecer diversos canais de contato como: telefone, WhatsApp, e-mail e redes sociais.
     

Caso seu negócio não possua local físico para que o cliente possa efetuar a eventual devolução, vale a pena ter claras as orientações para que o comprador possa devolver o produto.

Agora você está preparado para ganhar dinheiro com vendas online! Lembre-se: as chances de ter um negócio de sucesso são maiores se o empreendedor for dinâmico, antenado a tendências e capaz de responder rapidamente às exigências dos clientes e mudanças no mercado de que ele faz parte.

Empresas que se mostram inovadoras nos meios digitais ganham em visibilidade e conquistam mais clientes! Quer saber mais sobre como impulsionar o seu negócio? Acompanhe outras dicas para potencializar a sua empresa.

 

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Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | PICPAY

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