Goioerê, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

12/04/2022

Tecpar atua em 19 grandes projetos de pesquisa voltados para melhorias da sociedade

Tecpar atua em 19 grandes projetos de pesquisa voltados para melhorias da sociedade

Como laboratório de saúde pública, o Tecpar estuda novas metodologias para trazer melhorias nos processos produtivos em áreas que envolvem a saúde humana e animal.

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) possui em seu corpo técnico especialistas em diversas áreas que atuam com propostas para a criação de novos métodos, produtos e processos. Esses estudos científicos que buscam inovação são chamados de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). No momento, estão em andamento no Tecpar 19 projetos de P&D, com ações voltadas a trazer melhorias e novas soluções para a sociedade brasileira.

Como laboratório de saúde pública, o instituto estuda novas metodologias para trazer melhorias nos processos produtivos em áreas que envolvem a saúde humana e animal, por exemplo. Além disso, como centro de pesquisa voltado ao desenvolvimento tecnológico, o Tecpar tem estudos voltados a sequestro de carbono e para geração de energia de forma sustentável.

O diretor-presidente, Jorge Callado, salientou que, como instituto de ciência e tecnologia, o Tecpar busca diversificar sua plataforma tecnológica e que a atuação dos pesquisadores é feita de forma transversal e multidisciplinar, para apoiar o desenvolvimento de novas soluções para a sociedade brasileira.

“O Tecpar é uma casa que faz inovação há 81 anos e uma das maneiras de inovar é a partir de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico”, disse. “Nosso corpo funcional reúne pesquisadores que desenvolveram, ao longo da história, novos produtos e processos, como no caso da vacina antirrábica animal produzida internamente, que tem seu processo produtivo patenteado. Com essas ações, o Tecpar cumpre sua missão para agregar valor à sociedade brasileira”.

ara o desenvolvimento de suas atividades e suas ações de P&D, o Tecpar conta com a atuação de dois pós-doutores, 13 doutores e 35 mestres, nas mais variadas áreas de atuação do instituto.

BANCO DE CÉLULAS – Uma dessas pesquisadoras é Luciene Airy Nagashima, biomédica com mestrado e doutorado em Microbiologia, que está na equipe de um projeto que busca implantar um banco de células com desenvolvimento de metodologias para controle de qualidade celular.

A pesquisadora explica que o processo de produção da vacina antirrábica e muitos dos ensaios de controle de qualidade dos produtos possui como base a cultura de células. Segundo ela, o desenvolvimento de um banco de células é um processo crítico para produção de biológicos, uma vez que a qualidade das células utilizadas afeta diretamente o produto.

“Dentre os principais problemas envolvendo as células estão o uso de linhagens de células inadequadas com variações genéticas ou contaminadas. Nosso projeto de P&D busca desenvolver modernos ensaios e, principalmente, garantir a qualidade das células utilizadas”, destaca a pesquisadora.

UTILIZAÇÃO – Além de apoiar o controle da qualidade da vacina antirrábica animal do Tecpar, o banco de células daria apoio à ampliação da capacidade de testes de soroneutralização in vitro para titulação de anticorpos de pessoas imunizadas com a vacina antirrábica. Hoje o Tecpar faz esse serviço voltado a animais de companhia e é o primeiro laboratório do Sul do Brasil a ser credenciado na União Europeia e nos Estados Unidos para oferecer essas análises laboratoriais.

Um dos projetos futuros do instituto é ampliar a capacidade de realização do ensaio de titulação de anticorpos antirrábicos em humanos para atender o público externo de profissionais com risco ocupacional para a raiva, por meio de convênios e parcerias com órgãos federais e estaduais. Além disso, com os ensaios de controle de qualidade para banco de células o Tecpar pode ampliar o escopo e a oferta de serviços técnico-científicos.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal