Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

04/05/2022

Governo conhece novo modelo de drone que pode auxiliar operações da PM e do Corpo de Bombeiros

Governo conhece novo modelo de drone que pode auxiliar operações da PM e do Corpo de Bombeiros

O modelo conta com aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Ele foi apresentado nesta semana ao comando do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Um modelo de drone com capacidade para o transporte de até 10 quilos de carga e alcance que pode chegar a 300 quilômetros foi apresentado nesta semana ao comando do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). O encontro entre os integrantes da PM e os representantes da fabricante do equipamento foi promovido pela Superintendência Geral de Inovação (SGI), órgão vinculado à Casa Civil, que faz a ponte entre as iniciativas inovadoras do mercado e o Poder Público.

“Essa troca de experiências é excelente para a evolução do grupamento aéreo do Estado, que é moderno e inovador. Somos tidos como referência no País, isso nos enche de orgulho”, afirmou o tenente-coronel Júlio Cesar Pucci, comandante do BPMOA.

PCPR deflagra operação contra fraudes em tributos no município de Pontal do Paraná

O superintendente-geral de Inovação do Estado, André Telles, que assumiu a função há algumas semanas, destacou a importância do Governo do Estado ser um facilitador na recepção dessas novas tecnologias, como a de veículos não tripulados. Segundo ele, os drones já dão ao Governo recursos nas áreas de segurança pública, saúde, energia, logística, infraestrutura e agricultura, mas esse atendimento pode ser potencializado.

“Fiquei admirado ao conhecer de perto os avanços dos veículos aéreos não tripulados na área de segurança pública no Paraná. A vigilância por meio de drones é mais eficaz do que nunca”, disse.

Os empresários da Jetwind afirmaram que escolheram o Paraná para apresentar o equipamento por ser um Estado com olhar diferenciado para a pesquisa, a inovação e a indústria, além de ter muito potencial para os diferentes usos do modelo que produzem na agricultura, proteção dos recursos naturais e gestão de tráfego.

Eles conheceram outros equipamentos e o sistema operacional usados pelas equipes da Polícia Militar, que fazem salvamentos aquáticos e terrestres, buscas e resgates aeromédicos, combate a incêndios e auxílio à Defesa Civil. Esses aparelhos também prestam apoio em grandes eventos, acompanhamentos táticos, escoltas, além das operações de saúde, incluindo o transporte de órgãos e tecidos para transplante.

Governo se reúne com forças de segurança e segue trabalho de modernização das carreiras

Para o engenheiro e fundador da empresa, Thiago Giglio, o encontro ajuda o Estado a se inteirar de uma nova tecnologia. “Ficamos honrados com a recepção do Governo do Paraná, reconhecido pelo seu incentivo verdadeiro à inovação, espírito observado em toda a equipe que nos apresentou as iniciativas e o desenvolvimento tecnológico que promovem”, afirmou. “A aviação da PM do Paraná é um centro de excelência em operações aéreas. Vemos plena capacidade de cooperar".

A empresa, integrante da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, está sediada em São Paulo. Giglio também citou o interesse da empresa em fabricar o modelo no Paraná. Segundo ele, quase todas das peças serão produzidas em território nacional, o que vai garantir mais rapidez na substituição do equipamento, além da criação de um local de suporte, manutenção e treinamento de pessoal.

Governador autoriza promoções de oficiais e praças da Polícia Militar

O modelo operado pela empresa conta com aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A autonomia (tempo de voo) é de 35 minutos.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal