Goioerê, sexta-feira, 19 de agosto de 2022 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

28/06/2022

Carreta do Conhecimento forma turma de Automação Industrial em Fazenda Rio Grande

Carreta do Conhecimento forma turma de Automação Industrial em Fazenda Rio Grande

São 28 pessoas que agora têm maior oportunidade de colocação no mercado de trabalho. Neste ano, estão previstas 126 turmas em 60 municípios, com os cursos gratuitos de Panificação, Instalações Elétricas, Confecção, Mecânica Automotiva, Manutenção de Motocicletas, entre outros.

A cerimônia de formatura do curso de Automação Industrial da Carreta do Conhecimento em Fazenda Rio Grande foi realizada nesta segunda-feira (27). O curso, que durou cerca de um mês (80 horas), é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Fundação Volkswagen, o Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional) e a prefeitura.

“A qualificação profissional é o grande desafio do momento. Só nesta semana eram 11 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador, e para ocupar alguma dessas vagas às vezes falta essa qualificação. Por isso, o governo Carlos Massa Ratinho Junior investe forte em programas como as Carretas do Conhecimento e o Recomeça Paraná”, destacou o secretário Rogério Carboni.

Ao todo, 28 pessoas concluíram o curso e receberam os certificados na cerimônia, realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (Acinfaz). Para a formanda Katiane Maira Fermino, de 18 anos, o certificado auxiliará na busca pelo primeiro emprego. “Eu era leiga nessa área de automação industrial, o professor que ensinou a gente foi muito bom. Acho que vai agregar muito no meu currículo para eu conseguir meu primeiro emprego”, disse.

Agência do Trabalhador Itinerante encaminha quase 500 pessoas para empregos na RMC

Para Israel Venancio, de 38 anos e que mora com a esposa e filhos, a qualificação pode ser a forma de se recolocar no mercado de trabalho. “Cada passo que você dá na vida é uma conquista. Ter um certificado hoje, com apoio do Governo do Paraná, da prefeitura, junto com o Senai, é uma grande oportunidade. “Pelo que a gente tem acompanhado, as indústrias estão precisando de qualificação”, afirmou.

“Estamos aí na luta, porque não é fácil. Para mim é um pouco mais difícil porque eu sou PCD, eu não tenho uma visão e só tenho 60% da outra. Mas mesmo assim eu vou à luta. Eu sempre estou buscando me qualificar, e esse curso para mim, que às vezes parecia impossível, se tornou realidade”, completou.

Para o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, ao qualificar a população local, a Carreta do Conhecimento estimula as indústrias a contratarem na própria cidade. “Infelizmente, nas nossas empresas a gente perde algumas das melhores vagas para trabalhadores de fora, que preenchem os cargos com maiores salários, o que deixa os nossos trabalhadores que moram aqui em cargos inferiores. A gente quer mudar isso”, ressaltou.

“A gente agradece a parceria com o governador Ratinho Junior, a Secretaria estadual da Justiça e o Senai. As pessoas estão aqui muito felizes porque receberam uma qualificação, um certificado com carimbo do Senai, que faz toda a diferença na hora da entrevista, uma qualificação que tem uma credibilidade enorme”, destacou o prefeito.

Estado entrega certificado “Amiga do Trabalhador” para empresas que participaram de mutirões

PROJETO – Os cursos da Carretas do Conhecimento têm duração de cerca de um mês (80 horas), com turmas de 16 a 20 alunos, nos turnos tarde e noite. Na edição de 2022 estão previstas 126 turmas em 60 municípios, com os cursos gratuitos de Panificação, Instalações Elétricas, Confecção, Mecânica Automotiva, Manutenção de Motocicletas, Eletricidade Automotiva, Mecânica Industrial, Refrigeração Residencial, Automação Industrial e Pacote Office.

Para participar é necessário ter o ensino médio completo. Detalhes sobre os cursos e as próximas turmas previstas podem ser conferidos AQUI.

PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia a diretora da Acinfaz, Vera Alice Szadkoski Porfírio; a coordenadora de Educação Integrada do Senai-PR, Bibiana Aparecida Rodrigues Gaspar; a coordenadora de Qualificação Profissional do Departamento de Trabalho da Sejuf, Liza Fortes; e o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Renan Gabriel Wozniack.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal