Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

29/06/2022

Tecpar informa empresas que prazo do edital da vacina pentavalente termina em julho

Tecpar informa empresas que prazo do edital da vacina pentavalente termina em julho

Combinação de cinco vacinas individuais em uma protege as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. Crianças devem receber o imunizante aos 2, 4 e 6 meses de idade. Prazo para as empresas participarem do edital vai até 29 de julho.

Empresas farmacêuticas interessadas em produzir a vacina pentavalente têm até 29 de julho para enviar proposta, conforme edital de chamamento público 03/2021, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O imunizante dado em bebês protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e pneumonia/meningite. Confira o edital.

Atualmente, apenas seis empresas no mundo contam com a pré-qualificação na Organização Mundial da Saúde (OMS), processo que garante a qualidade, segurança e eficácia do insumo para a produção da pentavalente. No entanto, das seis empresas pré-qualificadas na OMS, cinco são de países cujo mercado da saúde não é regulado e, portanto, não possuem registro em órgão equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Termina em julho a seleção de startups da saúde para programa de incubação do Tecpar

O processo de chamamento público do Tecpar, que prevê a participação das empresas em três fases (registro em nome do Tecpar, fornecimento do produto pelo parceiro e transferência de informação técnica), busca preencher essa lacuna regulatória no País, além de contribuir com a autonomia do parque industrial da saúde brasileiro.

PRODUÇÃO NACIONAL  O planejamento do Instituto para a produção de vacinas, dentre elas a pentavalente, conta com o projeto, protocolado no Ministério da Saúde, para o desenvolvimento de uma planta multivacinas para atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A implantação poderá ser viabilizada pelo Ministério da Saúde, como forma de ampliar os fornecedores públicos de vacinas no País e dar mais autonomia no fornecimento.

Parceria entre Tecpar e AMP leva informações sobre produção orgânica a municípios do Paraná

PENTAVALENTE – A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. A vacina foi introduzida no calendário básico do Brasil a partir de setembro de 2012, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de aumentar as coberturas vacinais com a combinação de vacinas em uma mesma aplicação.

As crianças devem receber o imunizante aos 2, 4 e 6 meses de idade. A partir de 1 ano, o PNI recomenda que tomem reforços com a vacina tríplice.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal