https://cidadeportal.com.br//noticia/145263/15-09-23/despertando-a-sociedade-para-a-saude-do-cerebro-5-edicao-participe-
Despertando a sociedade para a saúde do cérebro - 5ª edição; participe!
15/09/2023
Despertando a sociedade para a saúde do cérebro - 5ª edição; participe!

A Saúde do cérebro é o carro chefe do SUPERA que realiza em setembro a 5ª edição do evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”, um das maiores mobilizações voltadas ao envelhecimento no país. O evento acontece no dia 16 de setembro, das 8h às 13h, no Teatro Gazeta, em São Paulo (SP), com transmissão online para todo o Brasil.
O evento, uma iniciativa da rede SUPERA – Ginástica para o Cérebro em parceria com a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), é aberto ao público e a participação é gratuita, mediante inscrição pela internet AQUI
Com isso, o SUPERA soma forças com alguns dos maiores especialistas do Brasil em envelhecimento no mês de conscientização à Doença de Alzheimer, data lembrada mundialmente como forma de chamar a atenção da sociedade para uma doença que ainda não tem cura.
A programação contará com quatro painéis, protagonizados por especialistas da USP (Universidade de São Paulo), que irão compartilhar seus conhecimentos com temas como “Meu pai/minha mãe recebeu o diagnóstico de Doença de Alzheimer, e agora?”, avanço dos tratamentos, fatores de proteção e outros.
“A 5ª edição celebra a maturidade e reitera a autoridade do SUPERA, que está ao lado da Associação Brasileira de Gerontologia e acompanha as pesquisas neste segmento reforçando aquilo que a ciência afirma categoricamente: quando pensamos em Doença de Alzheimer, o mais importante é a prevenção”, lembrou o organizador do evento, Luiz Moraes.
Neste ano os participantes do evento também contarão com certificado de participação para o evento nas modalidades presencial e online.
Inscreva – se no Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro – 5ª edição
Saúde do cérebro: O que é a Doença de Alzheimer?
A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que afeta o desempenho da memória, assim como de outras funções mentais importantes para a sobrevivência do indivíduo. A doença não tem cura e apresenta forte apelo genético.
A Profª Dra. Thais Bento Lima, parceira científica do SUPERA e organizadora do evento, reforça que, no caso de demências como a Doença de Alzheimer, o fator genético pode ser usado a favor do paciente.
“Uma vez que a pessoa sabe que tem uma pré-disposição genética para a Doença de Alzheimer, há muito a ser feito, sobretudo em mudança de estilo de vida e favorecimento de condições que criem a chamada reserva cognitiva que vai proteger o cérebro no futuro”, lembrou.
Demências no Brasil
Tramita na Câmara do Deputados o Projeto de Lei 4364/20, do Senado, que institui a Política Nacional de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e Outras Demências, com a participação de instituições de pesquisa, comunidade acadêmica e científica e sociedade civil. “Para que a saúde pública nacional consiga lidar com o inevitável e grande aumento da demanda por atenção aos casos de demência, a existência de uma política específica, que é o objeto da proposição principal, é indispensável”, afirmou o relator no colegiado, o deputado Zé Vitor (PL-MG).
Em 2021, o Senado aprovou a criação da Política Nacional de Enfrentamento ao Alzheimer e outras demências. O objetivo (PL 4364/2020) é organizar uma rede de atenção à saúde mental de idosos, além de promover o diagnóstico e o tratamento nos estágios iniciais da doença.
Na época, o autor da medida, senador Paulo Paim (PT-RS), lembrou que com o envelhecimento da população, a expectativa é que o número de pessoas com doenças cognitivas cresça nos próximos anos, o que vai aumentar a demanda por assistência especializada.
“Não temos uma droga nem qualquer medicamento capaz de reverter a Doença de Alzheimer e por isso falar de prevenção é fundamental. O SUPERA, líder em ginástica para o cérebro no Brasil, mais uma vez abre portas em São Paulo para a população em geral acompanhar ao vivo o que há de novo nas discussões sobre demências, em especial, a Doença de Alzheimer”, conclui Moraes.
Confira a programação do evento:
8h – Abertura e acolhimento
Apresentação artística
9h10 – Painel 1
Meu pai/minha mãe recebeu o diagnóstico de Doença de Alzheimer, e agora?
Dra. Jerusa Smid (HC-FMUSP)
Doença de Alzheimer e outras demências? Avanços dos tratamentos?
Dra. Sonia Brucki (HC-FMUSP)
10h20 – Painel 2
Desafios de políticas públicas em demências – Plano Nacional Demência
Dra. Celene Queiroz Pinheiro (Abraz-SP) Dr. Leandro Minozzo (Geriatra- Feevale)
11h10 – Painel 3
A estimulação cognitiva fator de proteção contra declínio cognitivo.
Profa. Mônica Yassuda (EACH-USP)
Resultados de pesquisa de treino cognitivo.
Profa. Thais Bento Lima (HC-FMUSP e EACH- USP)
Sono Fator de Proteção e Qualidade de Vida
Profa. Eva Betine (HC-FMUSP e EACH- USP)
12h10 – Painel 4
Demências: Fatores de Proteção
Profa. Dra. Cláudia Kimie Suemoto (HC- FMUSP)
Cuidados e Cuidadores
Profa. Thais Bento Lima (HC-FMUSP e EACH-USP)
Alzheimer: Amor e Acolhimento
Beth Goulart (Atriz) Silvia Haidar (Repórter Folha S. Paulo)
Serviço – Despertando a sociedade para a Saúde do cérebro – 5ª edição
Quando: 16 de setembro de 2023
Onde: Teatro Gazeta – Avenida Paulista, 900 – Bela Vista – São Paulo
Horário: Das 8h às 13h
Inscrições: Gratuitas, mediante cadastro: https://bit.ly/despertando2023
Transmissão ao vivo: Canal oficial do SUPERA no Youtube – https://www.youtube.com/@metodosupera
Quer usar mais e melhor o seu cérebro? Matricule-se agora no Método SUPERA!
Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SUPERA GOIOERÊ