Goioerê, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

22/03/2024

Smart City: Estado divulga programa acadêmico que impulsiona obras em municípios

Smart City: Estado divulga programa acadêmico que impulsiona obras em municípios

O Projetek foi idealizado em 2022 pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para atender demandas de pequenos municípios, com até 30 mil habitantes, em obras de infraestrutura urbana e predial. Trabalho é feito pelos escritórios de projetos das sete universidades, envolvendo professores e acadêmicos.

O Governo do Estado apresentou uma solução para o desenvolvimento urbano e obras públicas municipais no Smart City Expo Curitiba 2024, um dos principais eventos de inovação da América Latina, que acontece desde quarta-feira (20) e encerra nesta sexta-feira (22), na capital paranaense. No espaço Smart Paraná, que reúne diversas instituições governamentais, os prefeitos e outros gestores públicos participantes conheceram o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek).

O Projetek foi idealizado em 2022 pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para atender demandas de pequenos municípios, com até 30 mil habitantes, em obras de infraestrutura urbana e predial. A inciativa tem amparo no programa Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), que busca incentivar o crescimento socioeconômico, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

Com unidades nas sete instituições estaduais de ensino superior paranaenses, o Projetek desenvolveu, até o momento, 45 projetos de 36 cidades em diferentes regiões do território estadual. A maioria dos projetos são da área da educação, envolvendo melhorias de infraestrutura de escolas públicas. Já foram finalizados e entregues 23 projetos, além de outros 19, que são relativos a demandas internas das próprias universidades.

Nos escritórios acadêmicos, professores e estudantes utilizam uma tecnologia chamada Building Information Modeling (BIM), que otimiza o desenvolvimento dos projetos de edificações por meio de um modelo digital, capaz de agilizar a colaboração entre os profissionais das diversas áreas. Essa ação integrada contribui para evitar possíveis problemas nas várias fases das construções e instalações.

Estado e MPPR vão capacitar 700 universitários em transparência e controle social

Universidades do Centro-Oeste e do Norte do Paraná oferecem 73 vagas para docentes

O assessor da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Seti, Ricardo Rocha de Oliveira, que coordena o Projetek, destaca a aplicação dessa tecnologia no atendimento às cidades de pequeno porte. “A tecnologia BIM é uma base para as cidades inteligentes e os pequenos municípios são beneficiados ao absorverem essa inovação por meio do Projetek, quando não têm engenheiros e arquitetos para manejar essa tecnologia mais complexa”, afirmou.

Ele destaca, ainda, a relevância dos escritórios acadêmicos para a formação profissional de estudantes de graduação, pós-graduação e recém-formados. “O Projetek também atua na qualificação de profissionais, contribuindo para a formação de alunos bolsistas, que participam do programa, além de recém-formados que têm oportunidade de aprofundar o conhecimento em BIM”, explicou.

Na carta de serviços ofertados pelo Projetek estão obras de drenagem e pavimentação de ruas e empreendimentos voltados para serviços que beneficiam a população, como creches, escolas e postos de saúde, entre outros. Os computadores são equipados com softwares avançados e licenças para a tecnologia BIM.

 

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO E SAIBA MAIS

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal