Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

01/02/2017

E-mails mostram que Coe sabia de pelo menos um caso de doping russo

E-mails mostram que Coe sabia de pelo menos um caso de doping russo

A divulgação de uma troca de e-mails de Sebastian Coe em 2014 contradisse o atual presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Questionado em 2015 pelo Parlamento se tinha ciência do esquema de fraude do sistema antidoping pela Rússia, o dirigente disse que “não tinha conhecimento de alegações específicas”. A mensagem eletrônica divulgada pela rede britânica BBC, no entanto, mostra que Coe soube ao menos do caso da maratonista Liliya Shobukhova.

Endereçado a Michael Beloff, chefe da comissão de ética da IAAF, em 16 de agosto de 2014, o e-mail citado pela reportagem mostra que Coe informou ao colega que recebeu uma denúncia do ex-maratonista David Bedford sobre o uso de substâncias proibidas por Shobukhova.

- Recebi nos últimos dias cópia de uma documentação de alegações sérias de David Bedford sobre a atleta russa Shobukhova. Falei com David ao telefone e ele me alertou que compartilhou esta informação com você. Devo te encaminhar esta documentação. O propósito desta nota é, claro, alertá-lo que eu agora tenho conhecimento das alegações – afirma Coe em um trecho do documento.

Em mensagem endereçada a Damian Collins, membro do Parlamento Britânico e chefe do Comitê de Cultura, Mídia e Esporte, Coe explicou-se detalhadamente e afirmou não ver discrepâncias entre o conteúdo do e-mail endereçado a Beloff e seu depoimento ao Parlamento um ano depois. 

Até o momento, Coe não concordou em retornar ao comitê para dar novas explicações, mas cedeu a dois requerimentos para entregar correspondências entre ele e Beloff. 

- Seja qual desculpa ele der, é claro que Lord Coe decidiu não compartilhar com o Comiê informação que era relevante para nosso inquérito sobre doping no esporte. O Comitê questionou o conhecimento dele sobre doping no atletismo russo e corrupção no esporte. As respostas dele deram a impressão que ele não tinha conhecimento de alegações específicas. Graças às evidências apresentadas pelo programa da BBC e por David Bedford ao comitê em janeiro podemos ver que ele tinha conhecimento, ao menos em termos gerais, de alegações que foram trazidas sobre a Liliya Shobukhova - disse Collins.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | GLOBO ESPORTE

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal