Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

24/10/2017

Professora Vera Carvalho na Tribuna livre da Câmara de Goioerê

Professora Vera Carvalho na Tribuna livre da Câmara de Goioerê

Conforme divulgado, a professora Vera Ribeiro de Carvalho esteve na noite de ontem ocupando a Tribuna Livre da Câmara Municipal. Primeiro a professora fez um histórico do evento, desde o seu surgimento, em 1993, na gestão do primeiro Secretário de Cultura da cidade (até então, a Cultura sempre fora um departamento da Secretaria da Educação). 

Falou que já nasceu temático, e as duas edições que foram feitas foram homenagens a Raul Seixas e Clara Nunes. Após isso, os prefeitos sequentes voltaram a Secretaria à condição de departamento e ficaram por oito anos sem realizar o evento, que foi retomado em 2001, na sua própria gestão de segunda Secretária de Cultura do Município. Desde então houve continuidade, mesmo sendo departamento, até que, em março ou abril de 2013, o Prefeito dessa gestão tornou a transformar em Secretaria, convidando Pedro Marques para ser novamente o Secretário.

Pedro trouxe nova “cara” para o FEMUG, que passou a ser não só uma disputa de candidatos (que vinham dos mais variados e distantes estados do Brasil), mas uma semana da Música (os últimos foram por mais de uma semana, porque havia oficinas em várias áreas, além de espetáculos como o da soprano Andréia Karen, concertos de piano, concertos após as oficinas e outros.  A verba utilizada não era só para o festival em si, mas também para oferecer gratuitamente essas oportunidades à comunidade.

Fez um relato de como ela conseguiu realizar quatro FEMUGs com apenas cinco funcionários na Casa da Cultura com a ajuda do pessoal do Teatro, da Música e da Dança. Explicou que nunca pegou dinheiro da Prefeitura para os troféus da premiação, porque o Comércio ajudava, e também, na maioria dos festivais, ajudava a complementar com a mesma ajuda a verba dada pela Prefeitura para a premiação.

Disse que era, sim, possível realizar o festival com um custo menor. Só o festival em si. Deu várias dicas de como isso poderia ser feito e que sabia que muita gente ali presente também poderia ajudar – colocando-se também à disposição.

Estou aqui justamente para pedir o apoio desta Câmara para que não se repita o que já aconteceu: que o FEMUG seja interrompido, correndo o risco de extinguir-se. Sabemos que os senhores vereadores têm até o dia 31 de dezembro deste ano para aprovar o orçamento do ano que vem. Os senhores poderiam colocar uma emenda ainda este ano com uma verba para o FEMUG, "Ressaltou a professora vera".

Afirmou que acreditava que, se houver boa vontade, ainda daria tempo de viabilizar o evento para fazer parte da programação de Natal ainda este ano. Disse que sabia também que, mesmo no ano que vem, poderia ser inserido um crédito especial prevendo as despesas do festival, a pedido do executivo, e que futuramente poderia ser votada uma verba específica para a pasta, que, infelizmente, é sempre aquela a última em que se pensa e a primeira que sofre com cortes de verbas.

Alguns vereadores usaram da palavra na sequência, para prestar solidariedade e apoio à causa da professora, incluindo o presidente Patrik Peloi. O vereador Joaquim afirmou que se encontrara com o Secretário de Cultura e, em conversa, explicou que entraria com uma emenda com verba para o FEMUG, que só ficaram de fechar o valor.

A professora Vera agradeceu pela oportunidade, aos amigos e músicos e cantores presentes que foram prestar solidariedade, declarando-se feliz pelo apoio encontrado.

 

?

PUBLICIDADE

?

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL

Professora Vera Carvalho na Tribuna livre da Câmara de Goioerê
Professora Vera Carvalho na Tribuna livre da Câmara de Goioerê
Professora Vera Carvalho na Tribuna livre da Câmara de Goioerê

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal