Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Goioerê

26/03/2018

Caramujo Africano: Riscos e cuidados

Caramujo Africano: Riscos e cuidados

O caramujo africano é uma espécie de molusco terrestre tropical, originário do leste e nordeste da África. Foi mundialmente disseminado pela ação humana ligada a gastronomia, pela região da Tailândia, China, Austrália, Japão e recentemente pelo continente americano.

Essa espécie é considerada uma das cem piores espécies invasoras do mundo causando sérios danos ambientais. No Brasil foi introduzida a partir 1988 como uma forma barata de substituir o escargot, mas acabou virando praga.

Sua concha mede entre 15 a 20 cm de altura e de 10 a 12 cm de comprimento, chegando a pesar 200g. Sua cor é cinza-escuro e a concha possui estrias e faixas castanhas.

MEDIDAS DE CONTROLE

A medida de controle mais eficaz é a manual, isto é, coleta e destruição dos caramujos individualmente. Para coletar estes animais, pegue-os com luvas ou saco plástico.

Coloque-os em sacos de lixo, e leve-os às unidades de saúde para que sejam mortos em recipientes contendo sal, cal ou incinerados.

Após esta coleta, coloque as luvas e os sacos plásticos em sacos de lixo e deixe-os nas unidades de saúde juntamente com o lixo hospitalar e lave muito bem as mãos, com água e sabão.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Não ingerir o molusco, em hipótese alguma.

Manter limpos os quintais das casas, retirando todo o entulho e o mato, pois servem de abrigo para os caramujos.

Não utilizar a concha com o objeto de artesanato, porque podem estar contaminadas.

Evitar a proliferação dos ovos do caramujo na terra a ser utilizada para o cultivo de plantas em vasos.

Utilize veneno profissional especializado para o combate.

Maiores informações podem ser adquiridas com o Departamento de Vigilância Sanitária de Goioerê pelo telefone (44) 3521-8936 ou na sala localizada no Paço Municipal.

 

Curta e compartilhe nossa página no FaceBook.

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal