Goioerê, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

13/04/2018

Secretaria Municipal de Educação de Quarto Centenário lança Projeto Banco Estudantil

Secretaria Municipal de Educação de Quarto Centenário lança Projeto Banco Estudantil

A Secretaria Municipal de Educação de Quarto Centenário, realizou no último dia 10 de abril o lançamento oficial do Projeto Banco Estudantil que será desenvolvido com todos os alunos do Ensino Fundamental, 1º ao 5º ano que recebem atendimento no Projeto Cidadãos do Futuro. A reunião aconteceu no Projeto Cidadãos do Futuro e contou com a participação de dezenas de pais de alunos.

O projeto tem como objetivos:

- Desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade e valorização tanto dos objetos pessoais quanto do patrimônio público;

- Estimular os alunos a priorizarem gastos e a economizarem;

- Trabalhar habilidades matemáticas através do uso cotidiano de débito, crédito, juros, porcentagens e descontos dados por situações problemas;

- Apresentar o sistema monetário;

- Levar os alunos a compreenderem a dinâmica de arrecadação de IR embutido nas mercadorias, a forma de arrecadação (nota fiscal) e o destino dos recursos.

A metodologia do trabalho seguirá a mesma vivida por um trabalhador formal que realiza a troca de seu trabalho por um determinado salário, sendo que para o aluno, o estudo será o seu trabalho, pelo qual receberá um determinado valor em moeda fictícia com diferentes valores para cada ano.

Para estimular a compreensão do sistema monetário e as movimentações bancárias, será criado dentro do Projeto uma “Agencia Bancária”, onde os alunos farão depósitos, receberão pagamentos, farão aplicações, empréstimos etc.. Por essa dinâmica/movimentação os alunos aprenderão a calcular juros, descontos, porcentagens etc., desenvolvendo algumas habilidades matemáticas.

Para compreenderem a importância da economia como forma de aquisição de bens futuros o aluno será orientado a poupar um determinado percentual de seu “salário” a ser aplicado em uma “conta poupança” que ele acompanhará realizando os cálculos de juro mensal. Com o valor economizado e poupado, o aluno poderá adquirir bens de maior valor como: materiais escolares, brinquedos, bicicletas, celulares ou passagem para algum passeio através da feira que acontecerá no encerramento do ano letivo.

Os alunos terão responsabilidades em relação a escola onde estudam e com o projeto de contra turno. Assim, se o aluno apresentar faltas sem justificativas ou muitos atrasos, não respeitar o professor ou seu colega ou deixar de cumprir suas obrigações de estudante, será descontado um percentual em seu “salário”, mas também será acrescido uma mesma porcentagem como abono ou gratificação, caso ele vá além, em sua dedicação acadêmica.

Cada professor regente receberá uma ficha individual dos alunos matriculados para que façam as anotações de descontos ou abonos incentivando e conscientizando constantemente os alunos sobre suas responsabilidades.

A coordenadora do Projeto Banco Estudantil, Cida Dalacqua comenta que este trabalho será extremamente importante para despertar nos alunos, melhores noções de responsabilidade, de compromisso e cidadania, além do importante fator relacionado ao aprofundamento nas habilidades matemáticas uma vez que se percebe que grande parte dos alunos apresentam dificuldades quando precisam utilizar o raciocínio lógico.

Para a Secretária de Educação Alice Miyashita o projeto representa um importante passo para fazer com os alunos se habitem a lidar com questões financeiras afinal, educação financeira nada mais é do que a habilidade de se lidar com as ferramentas de cálculo, leitura da realidade e um planejamento de vida para realização individual e coletiva e é importante se trabalhar isso desde os anos escolares iniciais.

A partir de agora, a Secretaria de Educação irá apresentar o projeto para alguns possíveis parceiros que irão auxiliar na oferta dos produtos a serem disponibilizados aos alunos na feira ao final do ano.

 

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Secretaria Municipal de Educação de Quarto Centenário lança Projeto Banco Estudantil
Secretaria Municipal de Educação de Quarto Centenário lança Projeto Banco Estudantil

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal