Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região Policial

01/10/2018

BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado

BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado

A Operação MEROM, deflagrada pelo Batalhão de Polícia de Fronteira e realizada de 21 de setembro até a presente data, resultou em diversas apreensões. As ações foram desenvolvidas na extensão da área de atuação do Batalhão, contemplando os 139 municípios da região Oeste e Sudoeste do Estado, com atuação integrada dos órgãos de segurança e fiscalização. Participaram da Operação MEROM o G.O.A – Grupo de Operações Aéreas da Polícia Civil, a Receita Federal, a Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal.

O Batalhão de Polícia de Fronteira realizou patrulhamento aquático através do Pelotão C.O.B.R.A. - Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática do BPFron, em toda a extensão do lago de Itaipu. Por terra houve atuação da R.O.C.A.M. - Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, do Pelotão de Operações com Cães, além do efetivo das três companhias do Batalhão em ação coordenada e controlada pelo CICCM - Centro Integrado de Comando E Controle Móvel.

Um dos resultados da integração do BPFron com os órgãos de segurança e fiscalização se demonstrou em ocorrência de furto de veículo. Furtado em Maringá – PR, o veículo Hilux de cor preto, sem seguro, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal, com apoio do CICCM do BPFron.

Segundo o estudo ‘A lógica Econômica do Contrabando’, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), 90% dos veículos apreendidos com contrabando são veículos roubados. Dados levantados pelo Idesf também demonstram que o montante arrecadado em Imposto de Importação (II) e Imposto de Produtos Industrializados (IPI) nos meses de operações das polícias de fronteira é significativamente maior do que a média mensal recolhida em períodos nos quais essas operações não acontecem.

As ações da Operação MEROM buscaram coibir e reprimir os delitos transfronteiriços, prática comum na faixa de fronteira, rota de escoamento de armas, drogas e contrabando.

Por volta das 14 hs de, 27, durante a Operação MEROM, uma troca de tiros foi registrada pelo Batalhão. Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de  Fronteira realizavam acompanhamento tático a veículos que se evadiram de abordagem policial. Na ocasião, os veículos se evadiram em direção a uma estrada Rural que liga o centro de Marechal Cândido Rondon - PR ao distrito de Margarida. 

Na ocasião, indivíduos realizavam transporte de uma carga de cigarros de origem paraguaia em um veículo Gol de cor branca. Um veículo GM Vectra também foi identificado como participante da ação. Os ocupantes do veículo Gol abandonaram o veículo carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai e confrontaram a tiros os policiais militares do BPFron, os quais revidaram e vieram a conter um dos envolvidos, o qual foi socorrido por equipe do SIATE e encaminhado ao Hospital para atendimento, permanecendo desde então sob escolta policial. 

Diante da ação policial, demais equipes do BPFron que realizavam patrulhamento em apoio aos policiais, realizaram uma ação coordenada de cerco policial, logrando êxito em localizar o veículo GM/Vectra bem como em realizar a detenção de dois indivíduos do sexo masculino, e a identificação de duas mulheres. 

 Os indivíduos  do sexo masculino foram reconhecidos pelos policiais do BPFron como integrantes da ação delituosa. Todos os envolvidos, bem como os veículos e o contrabando foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra -PR, a fim de serem apresentados para os procedimentos cabíveis, bem como um IPM está sendo aberto para apurar o caso.

Também foi registrada pelo BPFron a apreensão de uma carga de cigarros avaliada em mais de R$ 1 milhão de reais. Foi na madrugada de 29.09.18, no âmbito da Operação MEROM, Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira realizavam patrulhamento e abordagens na cidade de Cafezal do Sul - PR quando abordaram uma carreta Bitrem. 

Foi empregado o Pelotão de Operações com Cães do BPFron na ocorrência que, após  realizar revista no caminhão, foi constatado que os dois semirreboques acoplados ao caminhão estavam completamente carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai, no total com cerca de 650 mil carteiras de cigarros, que, vendidas no mercado paralelo, a carga teria um valor final aproximado em um milhão e trezentos mil reais. O condutor do veículo foi preso e encaminhado juntamente dos cigarros e veículo para a Polícia Federal de Guaíra - PR para os procedimentos legais cabíveis.

Mais cedo, também no âmbito da Operação MEROM, Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira realizavam patrulhamento e abordagens na PR 323, quando abordaram um caminhão baú que se encontrava estacionado em um posto de combustível. 

O condutor do veículo, um homem de 29 anos informou aos Policiais Militares que o veículo estava carregado com uma carga de bobinas de papel, o qual apresentou notas fiscais da mesma. Os Policiais Militares realizaram revista no caminhão onde foi constatado que o veículo estava carregado com aproximadamente 350 mil carteiras de cigarros contrabandeados do Paraguai. O condutor do veículo, foi preso e encaminhado juntamente do veículo e contrabando apreendidos para os procedimentos legais cabíveis. 

Já no final da noite de 28.09.18, durante Operação MEROM, Policiais Militares do BPFron realizavam patrulhamento na cidade de Foz do Iguaçu - PR quando avistaram uma movimentação de pessoas em um porto clandestino nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade. Ao se aproximarem, os indivíduos empreenderam fuga pela mata próxima, não sendo localizados. No local foram encontrados cinco pneus de caminhão, 4 pneus de carro além de 500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. O contrabando apreendido foi encaminhado a Receita Federal para procedimentos.

Na noite de 29.09.2018, Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira a agentes da Receita Federal realizavam patrulhamento e abordagens nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade na cidade de Foz do Iguaçu - PR, quando abordaram pessoas e veículos em um estacionamento privativo. 

Ao realizar buscas no local foi localizado ao abandono uma sacola contendo bonecas, carrinhos e demais brinquedos. Os indivíduos presente no estacionamento não souberam indicar a quem pertenceria a sacola. Realizado revista minunciosa foram localizados profanando os brinquedos  3 tabletes de substância análoga à cocaína que após pesados totalizaram 3,200 kg da substância os quais profanavam os produtos infantis. Diante dos fatos, a mercadoria juntamente do entorpecente foi apreendida e encaminhada aos procedimentos legais cabíveis.

Na madrugada do dia 30.09.18, no âmbito da Operação MEROM, Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira realizavam patrulhamento e abordagens na PR 323, região noroeste do estado, quando avistaram três veículos na via os quais receberam voz de abordagem. 

Os condutores dos veículos sendo dois GM/Vectra e um Hiunday/Vera Cruz não acataram a ordem de parada dando início a um acompanhamento tático e um revide da PM se estendendo por alguns minutos, momento em que os indivíduos abandonaram os veículos e empreenderam fuga, não sendo localizados. Os três veículos estavam carregados com cigarros contrabandeados do Paraguai e em um deles ainda foi localizado uma pistola Jericho calibre 9mm com 18 munições. Veículos, contrabando e arma de fogo foram encaminhados aos procedimentos legais cabíveis.

 Seguem os resultados das apreensões da Operação MEROM do Batalhão de Polícia de Fronteira, desde 21 de setembro até a presente data:

•          606 volumes de contrabando

•          370 sacos de veneno agrícola

•          48,300 kg de maconha

•          3 kg de cocaína

•          Mais de cem mil pacotes de cigarro

•          123 pneus

•          1 espingarda

•          1 pistola

•          1 revolver

•          28 munições

•          5 veículos recuperados

•         9 veículos apreendidos

•          25 kg de carne de caça

A Polícia Militar, por intermédio do BPFron, orienta a população a denunciar os crimes que tomar conhecimento pelo telefone 181 ou pelo seu site na internet, principalmente os relacionados ao narcotráfico. A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar. 

Seja um herói anônimo, denuncie!

Segurança Pública é dever do estado, direito e responsabilidade de todos.

 

PUBLICIDADE

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BPFron

BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado
BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado
BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado
BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado
BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado
BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado
BPFRon apresenta balanço de apreensões da Operação MEROM na região Oeste e Sudoeste do Estado

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal