Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

16/11/2018

Novembro Azul: incentivo ao combate do câncer de próstata

Novembro Azul: incentivo ao combate do câncer de próstata

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O movimento “Novembro Azul” surgiu na Austrália, em 2003, chamado “movember”, que é uma campanha de conscientização, realizada no mês de novembro dirigida em especial, aos homens. Com informações a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento tem o objetivo de incentivar a procura e acompanhamento médico para fazer exames preventivos e de rotina. Fazer o acompanhamento médico regular pode trazer grande chance de cura

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perde apenas para o câncer de pele. O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, principalmente após os 50 anos de idade. Geralmente este câncer cresce lentamente e na maioria das vezes não produz sintomas na fase inicial.

SINAIS E SINTOMAS

É importante que estejam sempre atentos aos sinais da doença. Alguns sintomas do câncer de próstata são: dificuldade para urinar, dor ou ardor ao urinar, vontade frequente de urinar, sensação de que a bexiga está cheia, mudança de coloração na urina devido à presença de sangue.

Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA (Prostate-Specific Antigens), a todos os homens com mais de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão), é importante que os exames sejam realizados a partir dos 40 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar sobre a realização desses procedimentos.

TRATAMENTO

O tratamento para o câncer de próstata pode ser feito com remédios, radioterapia ou cirurgia, geralmente o método é escolhido de acordo com a idade do paciente, gravidade da doença, doenças associadas e expectativa de vida. Os tratamentos podem trazer complicações, como incontinência urinária, disfunção eréctil ou infertilidade, mas que, alguns casos, podem ser revertidos.

Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.

CAMPANHA

Durante o mês de novembro, o Hospital Uopeccan de Umuarama estará envolvido com diversas ações alusivas ao novembro azul.

Em Umuarama teremos o dia “D” que terá direito à café da manhã, exame de PSA para homens acima de 40 anos, das 8h às 12h com a parceria do laboratório da UNIPAR, curso de estética e cosméticos da UNIPAR. Além de análise de pele e orientações sobre proteção solar e câncer de pele, quick massagem com aromaterapia. O SESC também estará fazendo exames de glicemia e aferição de pressão arterial e teremos também orientações sobre sedentarismo. Isso tudo será realizado no dia 24 de novembro.

Para mais informações ligue: (45) 2101-7000 em Cascavel e (44) 2031-0700 em Umuarama.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | UOPECCAN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal