Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

30/11/2018

Selecionamos os jeitos mais eficientes para acabar com pés rachados e ressecados

Selecionamos os jeitos mais eficientes para acabar com pés rachados e ressecados

As rachaduras nos pés acontecem por fatores que vão desde a falta de hidratação no local até como sintomas de doenças mais graves, como hipotireoidismo e diabetes. Por isso, quando essas fissuras aparecem é preciso ficar atento e procurar um especialista para um diagnóstico e tratamentos precisos.

Em casa, receitas à base de água oxigenada, vinagre e enxaguante bucal não são recomendadas por especialistas, podendo inclusive agravar o ressecamento no local. Mas outros truques caseiros à base de produtos hidratantes como a vaselina, por exemplo, ou de ingredientes naturais, como a banana e o abacate, servem como aliados para deixar os pés macios e sem fissuras.

Como acabar com as rachaduras nos pés

A melhor forma de prevenir (e tratar) os pés rachados e secos está na hidratação, com cremes específicos para esta região do corpo. E evitar ações como lixar os pés e andar descalço ou com sapatos abertos.

Abaixo, confira 7 maneiras de acabar com este problema:

1. Vaselina

A vaselina tem um alto poder hidratante que regenera as rachaduras e confere um pé macio. A dica é passar à noite, antes de dormir e lavar pela manhã.

2. Plástico filme

É um truque que potencializa a hidratação: para isso, basta aplicar um hidratante e envolver os pés com o plástico filme, abafando a área para a ação mais efetiva do creme.

3. Meias grossas

Tem a mesma função do plástico filme, de envolver os pés e incrementar a ação do hidratante. A dica é usar meias grossas de algodão, que aumentam a temperatura dos pés e ajudam na penetração do produto na pele.

4. Pomadas milagrosas

Algumas pomadas baratinhas encontradas na farmácia têm ação hidratante e agentes emolientes capazes de recuperar as fissuras nos pés. Entre elas, está o Hipoglós, que contém vitaminas A e D, e o Bepantol, com pró-vitamina B5, que hidratam profundamente e promovem a renovação natural da pele, evitando o endurecimento e aspecto seco.

5. Óleos naturais

Opções de óleos naturais como de amêndoas, girassol, coco e gergelim têm alto poder hidratante que deixam os pés bem macios. O óleo de patauá também ajuda neste sentido. A dica de aplicação é a mesma: usar antes de dormir e deixar o produto agir a noite toda, de preferência, abafando os pés com plástico filme ou meias grossas de algodão.

6. Esfoliação

Não é recomendado lixar os pés, mas uma boa esfoliação remove naturalmente as células mortas da pele, retirando a secura dos calcanhares. Entre as receitas caseiras mais conhecidas, está a mistura de açúcar e mel, que deve ser usada uma vez por semana para manter os pés com toque acetinado.

7. Frutas que hidratam

Truques caseiros com frutas, como a banana e o abacate, deixam a pele dos pés suave e previnem o aparecimento das rachaduras. A banana tem elementos como magnésio, cálcio e potássio além de lipídios e vitaminas. Já o abacate é rico em é rica em vitaminas A, C, E. As duas frutas podem ser amassadas até formar uma pasta e usadas nos pés e calcanhares por até 20 minutos. Depois, basta enxaguar normalmente.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | VIX

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal