Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

16/10/2019

Governo testa plataformas para acelerar alcance dos ODS

Governo testa plataformas para acelerar alcance dos ODS

O Governo do Paraná inicia nesta semana os testes da plataforma BI - Paraná de Olho nos ODS, desenvolvida pela Celepar, para mapear, acompanhar e monitorar os indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é facilitar a adesão de municípios, empresas e organizações não governamentais aos ODS.

O sistema de Business Intelligence foi desenvolvido, sobretudo, para orientar os gestores estaduais e municipais na elaboração de diagnósticos socioeconômicos e políticas públicas que atendam a Agenda 2030, plano de ação com 17 objetivos e 169 metas para erradicar a pobreza, com o ineditismo de alcançar dados dos 399 municípios paranaenses.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Cedes, em parceria com a Celepar, disponibilizou a aplicação de BI para testes dos indicadores que estão sendo realizados pelos municípios de Araucária, Curitiba e Ubiratã em um projeto piloto.

“O sistema vai ajudar a analisar, compreender e desenvolver estratégias, a partir das informações coletadas nos municípios e junto aos diversos parceiros do governo, para atingir os ODS e estender a interiorização da Agenda”, afirma o superintendente da governança da Casa Civil, Phelipe Mansur. “O objetivo é que a Agenda 2030 chegue a todo o Paraná.”

PORTAL – Além da plataforma BI, outra ferramenta recém-lançada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para expandir o alcance dos objetivos, foi o portal Boas Práticas ODS (www.boaspraticasods.pr.gov.br).

O portal permite a publicação de iniciativas individuais e coletivas, bastando descrever o projeto e apontar qual objetivo ele contempla. Há espaço para fotos, vídeos e um mensurador do impacto social daquele projeto.

Também é possível navegar pelos 17 compromissos assumidos pelo Paraná e pelo País e ver como as iniciativas estão sendo implementadas em todas as regiões do Estado.

DESTAQUE – Pelo trabalho realizado com os ODS, o Paraná foi o estado convidado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para representar o Brasil em um grupo de trabalho que irá apoiar outros países e regiões a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Ao entrar para o grupo seleto, com apenas mais oito países, o Paraná também passou a contar com o suporte técnico da OCDE para atingir os 17 objetivos de uma forma mais rápida.

A participação do Estado neste grupo já está em andamento e independe de qualquer definição sobre a entrada ou não do Brasil na OCDE.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) Camarotes individuais  para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal