Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Policial

18/10/2019

Policial Militar do 7º Batalhão ministra palestra sobre a inserção da mulher na PMPR

Policial Militar do 7º Batalhão ministra palestra sobre a inserção da mulher na PMPR

A convite da professora Rosana Pimentel de Castro Grespan, que leciona Sociologia e mestranda da Unespar/Paranavaí, que atualmente disserta, na área de Diversidade Sexual e Gênero, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 16, uma palestra no Colégio Estadual Castro Alves – EM de Rondon/PR, neste caso ministrada pela  Soldado Helen, pertencente ao 7º BPM.

Durante o trabalho com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a Sd Helen contou a história da Polícia Militar do Estado do Paraná e a inserção da mulher na PMPR, enfatizando suas conquistas nos diversos seguimentos de trabalhos da Corporação e demonstrando a superação das dificuldades enfrentadas através da determinação e perseverança.

O convite da Professora Rosana Grespan surgiu, devido estar trabalhando o conteúdo referente ao 3º trimestre que trata de “Questões de Gênero”. A Sd Helen assim como as demais Policiais Femininas, são reconhecidas neste trabalho em relação a participação da mulher neste território masculinizado, em que mesmo diante das conquistas já obtidas dentro da PM, ainda não conta com um grande contingente de mulheres exercendo essa função. A hegemonia do homem nessa função ainda é grande, mas que paulatinamente pode mudar, pois apenas no final do século XIX é que a mulher pode adentrar este território. Algumas policiais femininas sofreram ou ainda sofrem preconceito e possui algumas dificuldades como em qualquer outra profissão.

Através da palestra foi possível uma aproximação da comunidade escolar explicando sobre os processos avaliativos e o Curso de Formação necessários para se tornar um Policial Militar, bem como a importância de estar sempre atualizando os conhecimentos.
Nesta palestra, os estudantes conheceram o vasto currículo profissional e educacional da policial que tem graduação em Pedagogia, quatro pós graduações e está cursando doutorado na Argentina. Também enfatizou que dentro da PM são ofertados cursos, nos quais se destaca, sendo que o mais recente foi à aprovação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.
O objetivo foi de conscientizar os estudantes sobre a importância da carreira militar, a relevância da presença feminina na Corporação e ainda, motivá-los a seguir seus sonhos, informando-os que por mais difíceis que sejam, “a exemplo de nós militares, com muito esforço e dedicação somos capazes de realizá-los” disse a soldado Helen.

Ainda durante sua fala, foi perceptivo o entusiasmo dos alunos ao ouvir sua fala: “Frisando que a Polícia Militar é uma instituição de muita responsabilidade e seriedade, na qual ao adentrar a mesma, juramos sacrificar a própria vida em prol da vida do cidadão, se necessário for”.

Assim como os alunos, a professora Rosana ficou extasiada com a história desta mulher que a representa dentro desse espaço e ao conhecer todo o processo que a mesma percorreu e ainda percorre para atuar nesta profissão, declarou que foi uma inspiração para todos os alunos, pois todo o discurso da soldado Helen era o de perseverar e não deixar de sonhar com qualquer profissão que seja.
A palestra contribuiu de maneira positiva para demonstrar aos estudantes que os estereótipos de gênero são culturalmente construídos e que a soldado Helen rompeu radicalmente com o estereótipo do gênero feminino ao escolher a profissão de policial que culturalmente seria delegada ao gênero masculino, um grande exemplo a ser seguido por muitas mulheres!!!

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 7º BPM

Policial Militar do 7º Batalhão ministra palestra sobre a inserção da mulher na PMPR
Policial Militar do 7º Batalhão ministra palestra sobre a inserção da mulher na PMPR
Policial Militar do 7º Batalhão ministra palestra sobre a inserção da mulher na PMPR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal