Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

04/11/2019

Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil

Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil

Após disputas acirradas pelo título da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Handebol Juvenil, em Maringá, as seleções de Cascavel e dos donos da casa superaram seus adversários e levaram a medalha dourada da competição.

As equipes femininas da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar e Santa Maria/ACH/Cascavel reeditaram a final de 2018, mostrando dentro de quadra um jogo de alto nível. Com o time completo, as cascavelenses iniciaram a partida abrindo cinco gols, as anfitriãs reagiram e encostaram no placar, mas o time do Oeste conseguiu manter a vantagem e encerrar a primeira etapa em 08 a 06. 

Na volta do intervalo, as pratas da casa buscaram igualar o placar, apostando em saídas rápidas e em uma defesa alta e mais aberta, contudo, o elenco aurinegro se mantinha superior e tirou das maringaenses a oportunidade de comemorar um título em seus domínios, vencendo o segundo tempo em 11 a 08. Placar final 19 a 14.

A conquista de Cascavel se soma aos títulos da temporada 2019 da Paraná Handebol Cup, dos Jogos da Juventude e da Copa Ubiratã, além da prata do Campeonato Paranaense de Handebol Cadete e dos Jogos Escolares. “Estamos entre as melhores equipes do Paraná e do Brasil há muito tempo, trabalhamos pra isso, mesmo quando perdemos, somos vice ou no máximo 3º lugar em todas as competições que participamos, pra nós esses resultados são muito representativos”, frisou o técnico Marcos Galhardo.

Sem perder uma partida, o selecionado da serpente encerrou o Paranaense com 100% de aproveitamento. “Essa equipe que disputou o Paranaense não perdeu nenhuma partida esse ano, é a base titular dessa categoria. As meninas estão de parabéns, foi um ano muito árduo de trabalho, tiramos um pouco o pé depois dos Jogos da Juventude, o que justifica muitos dos erros que cometeram na final, os quais não tivemos em outras competições, contudo, fizeram um bom jogo e conseguimos encerrar o ano com o título estadual”, enfatizou Galhardo.

Com desfalques importantes, as anfitriãs não conseguiram segurar o ataque das rivais, encerrando o ano com a medalha de prata. “Temos um trabalho que não é feito apenas para uma competição, o grupo está junto algum tempo, é a base do ano que vem, realmente pesa ter desfalques como tivemos no decorrer deste último mês, mais foi um grande jogo, jogaram muito bem, no final abriu um pouco, ainda tentamos buscar alguns gols, mas a equipe de Cascavel foi muito superior”, analisou a técnica Clarice Braga.

Pelo segundo ano consecutivo, o selecionado feminino do Sejuv/Sarandi Handebol encerrou o estadual com a medalha de bronze ao vencer por 29 a 26 as meninas de Santo Antônio do Sudoeste. “Essa é uma competição muito disputada, com um nível técnico excelente. Trabalhamos pra chegar na 1ª colocação, mas o 3º lugar serve de estímulo e demonstra a seriedade de como é feito o nosso trabalho, diante de todas as dificuldades, porque jogar com as grandes equipes do Estado não é fácil, exige muita determinação, então esse 3º lugar deixa a gente otimista e esperançoso para o ano que vem”, expôs o treinador Edmilson Souza.

Hexacampeão estadual

Pela sexta vez a equipe masculina da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar fica com o lugar máximo no pódio do campeonato estadual e pelo segundo ano supera na final o elenco da MRV/Unicesumar/Unimed/Londrina. Jogando de igual pra igual, as duas seleções fecharam o primeiro tempo empatadas em 15 a 15. Na etapa seguinte, o equilíbrio imperou até os primeiros 20 minutos, quando os anfitriões conseguiram abrir vantagem e administrar o placar até o apito final, 12 a 09.

À frente do elenco pelo primeiro ano, o técnico Marlon Araújo (Biroto) comemorou muito a primeira medalha dourada com o grupo, depois de ficar com o vice-campeonato dos Jogos da Juventude e o 4º lugar no Campeonato Brasileiro. “Essa conquista representa muito porque é um elenco que merecia esse título, por tudo que trabalhou durante o ano. Esse título coroa um ano de boas competições, a base permanece para a próxima temporada, vamos continuar mantendo esse trabalho que Maringá vem fazendo há anos, revelando atletas para a categoria adulta e dando continuidade ao trabalho com a base”, declarou Biroto.

Mais uma vez o elenco londrinense chegou perto de levantar o troféu de campeão, motivo pelo qual o técnico Leandro Vinicius Floriano afirma que o trabalho será intensificado para o próximo ano, visando alcançar o 1º lugar.  “O mérito todo foi da equipe de Maringá, nós temos que reconhecer isso, eles fizeram um jogo melhor que nós e a gente sabia que quem errasse menos era o vencedor da partida. Pecamos muito nas finalizações, erramos muitos gols, foi isso que fez com que chegássemos nesse placar e Maringá ganhasse o jogo. Agora é seguir trabalhando que ano que vem tem muito mais”, mencionou Floriano.

A equipe de Jussara ficou pelo quarto ano consecutivo entre as três melhores seleções da categoria sub-18. A conquista da medalha de bronze veio ao vencer por 34 a 29 o time da ACH/Associação Cascavelense de Handebol. “Só de medalhar já é muito satisfatório, porque Jussara é uma cidade de seis mil habitantes e chegou à fase final com três equipes que são de cidades grandes, automaticamente o investimento é maior, tem mais material humano pra trabalhar, contudo meus atletas muito dedicados, faça chuva ou sol estão treinando, eu me doo muito também, sábado, domingo ou feriado, eles nunca me deixam na mão, e isso é o mais importante, são muito fieis, temos uma parceria muito boa”, enalteceu o técnico Anderson Menezes, que nesta temporada contou com o reforço dos jogadores Caio, Felipe e Renan.

Menezes diz que a relação de amizade com os atletas fortalece o grupo e há muita troca de ideias, o que tem feito o handebol de Jussara crescer muito nos últimos anos. “Sou aberto a sentar e conversar, fizemos muito isso, talvez esse seja um dos motivos que têm dado tão certo o handebol em Jussara. Por eles serem tão comprometidos faço questão de trazer o máximo de atletas para as competições, então essa medalha de bronze representa tudo isso, o amor por vestir essa camisa, por representar Jussara, essa garra, vontade, tudo que a gente passa durante o ano, os pais vendendo bombom para podermos participar das competições, pra ter uma condição melhor pra vir competir, só tenho a agradecer a todos que acompanham e vibram com nossos resultados”, frisou.

Melhores do ano

Com o término da Chave Ouro foram conhecidos os atletas e técnicos que receberão o troféu do Prêmio Melhores do Handebol Paranaense, evento promovido pela Liga de Handebol do Paraná para reconhecer aqueles que se destacaram por sua atuação.

Pela categoria sub-18 da principal divisão do Estado serão premiados os técnicos campeões Marcos Galhardo e Marlon Araújo, enquanto Kauhana Kowalek, da AHSI/Saudade do Iguaçu, e Matheus de Paula, de Cascavel, irão receber o troféu de atleta destaque, e a sarandiense Luana Silva junto com o cascavelense Alison Schuck de artilheiros da competição.

Cobertura fotográfica

Álbum completo com a cobertura fotográfica da competição pode ser conferido no Flickr da Paraná Handebol. Mais informações sobre a Chave Ouro podem ser conferidas clicando aqui.

Realização

O Campeonato Paranaense de Handebol Juvenil conta com o apoio da Prefeitura de Maringá, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, da Federação Internacional de Handebol (IHF), da Confederação Brasileira de Handebol, do Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), do CREF9/PR e da Kempa.

Confira abaixo a classificação final da Chave Ouro:

Feminino

1º Santa Maria/ACH/Cascavel

2º Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar

3º Sejuv/Sarandi Handebol

4º Santo Antônio do Sudoeste/Handebol

5º AHSI/Saudade do Iguaçu/Handebol

6º AFHJA/Jardim Alegre

7º Prefeitura de Toledo/ATH/APEF

Masculino

1º Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar

2º MRV/Unicesumar/Unimed/Londrina

3º Handebol Jussara

4º ACH/Associação Cascavelense de Handebol

5º Prefeitura de Arapongas/Semel

6º Alto Paraná/Handebol/DDC

7º Colégio ATO/Campo Mourão

8º Astorga/Academia Corpo e Saúde/Handebol

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil
Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil
Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil
Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil
Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil
Cascavel e Maringá comemoram título da Chave Ouro no Paranaense de Handebol Juvenil

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal