Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

11/01/2020

O verão e a importância da refrigeração para a garantia da saúde

O verão e a importância da refrigeração para a garantia da saúde

Que a refrigeração é essencial para a segurança alimentar todo mundo sabe. Seja em casa ou em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, a técnica garante o frescor e preserva alimentos e bebidas assegurando a saúde da população.

Associações que representam os principais tipos de estabelecimentos que utilizam regularmente equipamentos e sistemas de refrigeração comercial indicam mais de 1,2 milhão de empresas do varejo e de serviços no Brasil. A maior parte conta com mais de um equipamento refrigerador em suas dependências, alguns possuem dezenas deles.

O Brasil possui mais de 1 milhão de restaurantes e lanchonetes; 89 mil supermercados; 63.200 padarias; mais de 50 mil açougues; cerca de 10 mil hotéis; aproximadamente 8 mil empresas de sorvetes (fábricas e sorveterias) e mais de 6,8 mil hospitais, isso sem falar das indústrias. Por isso manter o bom funcionamento desses equipamentos de refrigeração é fundamental para a segurança alimentar. 

Para isso é necessária a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, especialmente em estabelecimentos comerciais, afinal, refrigerador parado é sinônimo de prejuízo, além de que eles podem causar acidentes. “Esses equipamentos, se não bem inspecionados, podem oferecer riscos a vida e à integridade física de seus operadores e para comunidade. Por isso a importância do trabalho do Engenheiro Mecânico na sua manutenção”, alerta Idivair Julião Vaz, Engenheiro Mecânico que há 24 anos trabalha num grande frigorífico na região oeste do Paraná que abate, diariamente, 6,9 mil unidades de suínos e produz 750 toneladas de carne.

Nas indústrias, o Engenheiro Mecânico tem uma função muito importante nos processos de industrialização de abate e cortes de carne. Para isso, as empresas usam insumos como água, vapor, refrigeração e ar comprimido em grande escala. “Para manter estes processos em bom funcionamento é muito importante pessoas com conhecimento. E Engenheiros Mecânicos capacitados para fazer as devidas intervenções nos equipamentos da área de utilidades para o bom funcionamento do parque fabril. Só o nosso sistema de refrigeração é responsável por algo em torno de 60% do consumo de energia”, explica Vaz.

Para o Engenheiro Mecânico Roberson Roberto Parizotto, na indústria ou no comércio o profissional que atua com sistemas de refrigeração necessita de conhecimento sobre hidráulica, pneumática, resistência dos materiais, refrigeração, geração de vapor, lubrificação, elementos de máquina, gestão de pessoas e recursos financeiros. “Além disso ele deve saber trabalhar em equipe, buscar sempre novas tecnologias e estar atento às mudanças para não ser pego de surpresa”, observa Parizotto.

Nas plantas industriais são grandes os desafios para a Engenharia de manutenção. “Conseguir manter esta conectividade entre chão de fábrica e o mundo lá fora, na indústria 4.0, vai depender de profissionais cada vez mais preparados, afinal, manter estes sistemas funcionando de forma adequada será vital para o sucesso da empresa”, conclui Vaz.

Você sabia que deixar alimento fora da geladeira por mais de 2 horas pode prejudicar a saúde? É que bactérias, que não alteram gosto nem a aparência dos alimentos, causam contaminações. A conservação dos alimentos com qualidade, tem como objetivo evitar três tipos de reações: a oxidação, a fermentação e a putrefação.

- A oxidação causa alterações em frutas, legumes e verduras.

- A fermentação acontece quando alimentos como leite e sucos ficam sem contato com o ar e reagem quando seus carboidratos sofrem a ação de fungos microscópicos.

- A putrefação é a decomposição de alimentos diante da ação de bactérias.

As técnicas de preservação de alimentos na história da humanidade.

Como surgiram as primeiras geladeiras?

primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, que tinha sido contratado por uma fábrica de cerveja para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne processada para exportação.

No Brasil o primeiro aparelho foi construído no ano de 1947, em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina. De 1947 a 1950, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado, 31 aparelhos movidos a querosene. Então surge um novo personagem, WittichFreitag, um comerciante da cidade de Joinville-SC, que convence os dois a montarem uma fábrica. Fechada a sociedade entre os três, em 15 de julho de 1950, entra em operação a Consul, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil, na cidade catarinense.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal