Goioerê, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

21/02/2020

Maioria dos locais tem boa qualidade para banho no Litoral do Paraná

Maioria dos locais tem boa qualidade para banho no Litoral do Paraná

O Instituto Água e Terra divulgou nesta sexta-feira, 21, o 10º e último Boletim de Balneabilidade da temporada de verão. Os pontos impróprios se mantêm como a semana passada: Rio Nhundiaquara, no Largo Lamenha Lins, em Morretes, Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Marumbi, próximo à ponte Estrada Anhaia. No Interior não houve nenhum local impróprio nessa temporada.

Apesar dos pontos impróprios no Litoral por conta das chuvas, a maioria dos locais apresentaram boa qualidade nessa temporada. "O investimento em saneamento é o motivo para a qualidade na maioria dos pontos", diz a gerente de Licenciamento Ambiental do Instituto Água e Terra, Ivonete Coelho.

Anualmente, técnicos do instituto monitoram a qualidade das águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração das bactérias Escherichia coli (E.coli) na água. Quanto maior a quantidade, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas, provocando problemas gastrointestinais, como vômitos e diarreias.

LITORAL – São monitorados 49 pontos de toda a orla: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, 6 na Ilha do Mel, 3 em Morretes e 2 em Antonina.

O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. No boletim, eles estão destacados em letras maiúsculas.

INTERIOR - No Interior são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.

SINALIZAÇÃO – O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho.

A sinalização informa a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha significa que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

DIVULGAÇÃO - Os boletins são divulgados no site do IAP todas as sextas-feiras durante a temporada de verão.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ - IAP

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal