Goioerê, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

18/05/2020

Captação no rio Despique é retomada após vazamento em oleoduto

Captação no rio Despique é retomada após vazamento em oleoduto

A Sanepar voltou a operar a captação de água que abastece parte da população de Fazenda Rio Grande na tarde deste domingo (17), após receber autorização do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT).

Os serviços haviam sido interrompidos no fim da noite de sexta-feira (15), após o rompimento de um oleoduto no município de São José dos Pinhais. Os técnicos da companhia acompanharam os trabalhos de limpeza das equipes da Transpetro, do Instituto de Água e Terra (IAT), da Defesa Civil e da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande durante toda a noite do sábado e madrugada do domingo.

As análises efetuadas na água do rio logo abaixo do ponto do rompimento, em local intermediário no trecho de 8 quilômetros e no ponto de captação durante a madrugada e manhã deste domingo, bem como a última realizada às 14h de hoje, não apontam a presença do produto que atingiu o Rio Despique.

O monitoramento e análises vão continuar sendo feitos nos próximos dias para garantir a qualidade da água. A retomada dos serviços será gradual, com previsão de normalização do abastecimento ao longo da segunda-feira (18).

RELATÓRIOS - O IAT solicitou dois Relatórios de Inspeção Ambiental (RIA) preliminares. Um para a Sanepar para apresentar ações de monitoramento da qualidade da água para abastecimento seguro da população do entorno e outro para a Transpetro para apresentar os danos causados à flora, fauna e solo. Os relatórios são importantes para o monitoramento da situação e eficácia nas ações de recuperação ambiental.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal