Goioerê, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

01/08/2020

Paraná Handebol promove evento on-line voltado para qualificação de árbitros

Paraná Handebol promove evento on-line voltado para qualificação de árbitros

Depois do grande sucesso do módulo à distância do Simpósio Paraná Handebol voltado para treinadores e jogadores, a Liga de Handebol do Paraná (LHPr) segue inovando e desta vez promove um evento on-line para os árbitros, entre os meses de agosto e setembro.

Realizado em parceria com a Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH) e o Centro Universitário FAG, o evento remoto contará com 13 painéis. A abertura acontece na próxima segunda-feira, dia 03 de agosto, às 20 horas, com uma live pelo facebook da Paraná Handebol. Na ocasião, o presidente da LHPr, Roberto Ferreira Niero, recebe para um bate-papo os “dinossauros” da arbitragem brasileira Emilio Felipe de Melo, Adenilson Maia Lima, Geraldo Kindermam e Paulo Roberto Silva Lima.

Além dos profissionais da arbitragem, o evento é aberto também à participação de técnicos, atletas e dirigentes do handebol, com restrição na faixa etária para nascidos até 31 de dezembro de 2002. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas na plataforma Coopex, pelo link www2.fag.edu.br/coopex/inscricao/1828. A organização solicita atenção no preenchimento dos dados na ficha de inscrição, pois essas informações serão usadas para emitir o certificado de participação para todos aqueles que atingirem frequência superior a 75%. 

O próximo painel será realizado no dia 08 de agosto, das 16h às 18h, com o tema "Desafios da Arbitragem Feminina". Na sequência, serão abordados assuntos sobre quadra de jogo, zona de substituição, jogador lesionado, atribuições do secretário e do cronometrista, execução dos tiros, perspectivas e desafios da arbitragem do handebol, situações de 7 metros, jogo passivo, pivô, falta de ataque, sanção progressiva, desenvolvimento da arbitragem do beach handball, do mini handebol e do handebol de cadeiras de rodas.

Dentre os palestrantes desde módulo estão Jamile Mezzomo Klanovicz, Flavia Almeida, Matheus Kaue, André Negrão, Vinicius Lopes, Thedy Adjemian, Clodoaldo Damasceno Paz, Luiz Felipe Calda, Jefferson Nunes, Sandra Quadros, Cassimiro Paludetto, Luiz Felipe, Patricia Scheppa, Antônio Guerra, Tiago Gusmão e Celso Luiz. 

De acordo com o consultor para assuntos de arbitragem da LHPr e um dos coordenadores do Simpósio On-line, Vítor Domingos Martinez, o evento é uma continuidade do trabalho que, antes da paralisação das atividades por conta da pandemia da Covid-19, era realizado de forma presencial. “Nosso objetivo é oferecer capacitação e aprimoramento aos árbitros e demais interessados da comunidade do handebol paranaense. Esse evento é uma extensão do que já víamos realizando durante as competições estaduais”, ressaltou Martinez.

Eventos remotos

Com a paralização dos eventos esportivos em decorrência da pandemia do novo coronavírus, entre os meses de maio a julho a diretoria da LHPr idealizou o Simpósio Paraná Handebol, realizado anualmente pela entidade, de forma remota pela primeira vez.

O primeiro módulo EAD feito foi uma rodada de debates intitulada “Conhecendo o handebol de areia”, com o técnico da Seleção Brasileira Feminina de Handebol de Areia, Márcio Magliano. Na sequência, em conjunto com a diretoria de árbitros da LHPr e a APAH foi promovido o evento Árbitros On-line, no qual os participantes tiveram palestras sobre “Árbitros na quarentena: aspectos físico e nutricional”, com a nutricionista Michele Graton Moura e o árbitro continental Natal Vilela; “Descomplicando o catálogo de questões”, com o árbitro continental Jefferson Souza; “Handebol Contemporâneo”, com o lecturer da Federação Internacional de Handebol (IHF), Ésilo de Melo; e “Os benefícios da atenção plena na linguagem corporal”, ministrado pela psicóloga Carla de Lima e pelo lecturer da IHF Ésilo de Melo.

Para envolver e estimular os técnicos e atletas trazendo mais conhecimento sobre a modalidade durante a quarentena, o terceiro evento promovido remotamente foi um módulo composto por nove painéis, com certificação emitida pelo Centro Universitário FAG. Nos encontros foram tratados sobre os seguintes assuntos: atletas paranaenses de destaque nacional e internacional, que contou com a participação dos jogadores Henrique Teixeira, Luiz Ricardo Nascimento (Rick), Isabela Ansolin e Larissa Araújo. 

Em seguida, entre os temas abordados esteve arbitragem: critérios de aplicação da sanção progressiva, formação e desenvolvimento do jogador de handebol, treinamento de goleiro: capacidades perceptivas e visuais, sistema defensivo 5.1, jogo defensivo contra defesas fechadas, jogo ofensivo contra defesas abertas, estruturação de contra-ataque em distintas categorias e preparação física: da formação ao alto nível. 

De acordo com o presidente da LHPr, Roberto Ferreira Niero, cada painel contou com cerca de 120 pessoas acompanhando ao vivo. Todas as palestras podem ser assistidas pelo canal do youtube da Paraná Handebol pelo link www.youtube.com/c/ParanáHandebolLHPRTV/videos.

Programação do Simpósio Paraná Handebol I Árbitros On-line – 2ª etapa EAD:

03/08 - 20h às 22h - Abertura/Painel 1 – “Dinossauros” História Viva da Arbitragem

08/08 - 16h às 18h - Painel 2 - Desafios da Arbitragem Feminina

10/08 - 20h às 21h30 - Painel 3 - Quadra de Jogo / Zona de Substituição / Jogador Lesionado

15/08 - 16h às 18h - Painel 4 - Atribuições Secretário e Cronometrista / Execução dos tiros (TS, TL e 7 metros)

17/08 - 20h às 22h - Painel 5 – Perspectivas e Desafios da Arbitragem do Handebol

22/08 - 16h às 18h - Painel 6 - Execuções dos tiros (distância de 3 metros, TLAT e TM) / Passos

24/08 - 20 às 21h30 - Painel 7 - Situações de 7 metros / Jogo Passivo

29/08 - 16h às 18h - Painel 8 - Pivô / Falta de Ataque

31/08 - 20h às 22h30 - Painel 9 - Desenvolvimento da Arbitragem do Beach Handball

05/09 - 16h às 18h - Painel 10 - Sanção Progressiva –advertência / Sanção Progressiva - 2 minutos

12/09 - 16h às 18h - Painel 11 - Sanção Progressiva – desqualificação / Dinâmica com vídeos sobre o tema

14/09 - 20h às 21h30 - Painel 12 - Desenvolvimento da Arbitragem do mini handebol

19/09 - 16h às 18h - Painel 13 - Arbitragem do Handebol em Cadeiras de Rodas

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Paraná Handebol promove evento on-line voltado para qualificação de árbitros
Paraná Handebol promove evento on-line voltado para qualificação de árbitros
Paraná Handebol promove evento on-line voltado para qualificação de árbitros

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal