Goioerê, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

17/08/2020

Paraná Handebol promove debate sobre perspectivas e desafios da arbitragem

Paraná Handebol promove debate sobre perspectivas e desafios da arbitragem

Com o objetivo de promover a atualização sobre as principais temáticas relacionadas à aplicação das regras durante uma disputa, a Liga de Handebol do Paraná (LHPr) realiza, de agosto a setembro, o Simpósio Paraná Handebol - Árbitros On-line, evento que reúne remotamente centenas de profissionais do apito de várias regiões do país.

O quinto painel da série de 13 será realizado nesta segunda-feira (17.08), a partir das 20 horas, com transmissão pelo facebook da LHPR/Paraná Handebol. Em pauta as perspectivas e desafios da arbitragem do handebol, tema que será debatido com os diretores de árbitros da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Clodoaldo Damaceno Paz (indoor) e Luiz Felipe Caldas (handbeach), da Confederação Sul e Centro Americana de Handebol (Coscabal), Thedy Adjemin, e ainda com o presidente da LHPr, Roberto Ferreira Niero, que enriquecerá o debate com sua visão como gestor. O painel será mediado pelo jornalista esportivo Osires Nadal Junior.

Com 10 vagas para o Brasil no quadro da Federação Internacional de Handebol (IHF), Paz enxerga um futuro promissor para a arbitragem brasileira, com grande espaço para os árbitros buscarem crescimento profissional. “Vamos ter que qualificar mais e mais os nossos árbitros, porque precisamos fazer um trabalho de renovação, já que a nível internacional o Brasil tem apenas um árbitro na lista da IHF. E pra isso os Estados e federações terão que colaborar muito, revelando futuros árbitros, que consigam atender a necessidade brasileira, sul-americana e internacional”, analisou.

Por outro lado, Paz afirma que muitas são as dificuldades para que se consiga realizar um trabalho eficaz com os profissionais do apito, citando o distanciamento geográfico do país que dificulta o intercâmbio entre os árbitros, número baixo de competições e disponibilidade dos árbitros para escala. “Pelo tamanho do país é muito difícil fazer um intercâmbio entre os árbitros. Outro ponto são as competições, pensamos que temos muitas, mais temos poucas no país, isso dificulta conseguirmos reunir um bom número de árbitros e oferecer bons jogos, porque o árbitro não precisa apitar muito, mais precisa apitar bons jogos e isso é uma dificuldade. E ainda as pessoas têm suas ocupações e fica muito difícil disponibilizar tempo para se dedicar a arbitragem. Pessoas com disponibilidade são casos raros, mas sempre temos aqueles abnegados, extremamente dedicados e nós procuramos valorizar isso ao máximo”, apontou o diretor de árbitros indoor da CBHb.

Atualmente, a CBHb possui em seu quadro 85 duplas indoor e 42 de handbeach. Já a Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH) tem 141 árbitros ativos.

O Simpósio Paraná Handebol - Árbitros On-line conta com o apoio da APAH e do Centro Universitário FAG, e tem uma parceria de cooperação técnica com a Federação de Handebol do Estado do Pará (Fhepa).

Programação do Simpósio Paraná Handebol I Árbitros On-line – 2ª etapa EAD:

17/08 - 20h às 22h - Painel 5 – Perspectivas e Desafios da Arbitragem do Handebol

22/08 - 16h às 18h - Painel 6 - Execuções dos tiros (distância de 3 metros, TLAT e TM) / Passos

24/08 - 20 às 21h30 - Painel 7 - Situações de 7 metros / Jogo Passivo

29/08 - 16h às 18h - Painel 8 - Pivô / Falta de Ataque

31/08 - 20h às 22h30 - Painel 9 - Desenvolvimento da Arbitragem do Beach Handball

05/09 - 16h às 18h - Painel 10 - Sanção Progressiva –advertência / Sanção Progressiva - 2 minutos

12/09 - 16h às 18h - Painel 11 - Sanção Progressiva – desqualificação / Dinâmica com vídeos sobre o tema

14/09 - 20h às 21h30 - Painel 12 - Desenvolvimento da Arbitragem do mini handebol

19/09 - 16h às 18h - Painel 13 - Arbitragem do Handebol em Cadeiras de Rodas

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Paraná Handebol promove debate sobre perspectivas e desafios da arbitragem
Paraná Handebol promove debate sobre perspectivas e desafios da arbitragem

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal